TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Educação Popular e Ensino Superior em Paulo Freire

Por:   •  30/4/2019  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  4.036 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Fichamento de Estudo de Caso

Cláudia Oliveira Cretton

Trabalho da disciplina Didática do Ensino Superior

                                                 Tutor: Prof. Dalta Barreto Motta

Cabo Frio

2019

Estudo de Caso : Paulo Freiro

TÍTULO

Educação Popular e Ensino Superior em Paulo Freire

REFERÊNCIA:

BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação Popular e Ensino Superior em Paulo Freire. São Paulo: Educ. Pesqui., v.44, E104010, 2018.

O referente artigo tem como objetivo o estudo sobre seus trabalhos junto à populações desfavorecidas que fundamentavam-se em perspectivas teóricas abrangentes sobre o homem, a sociedade e a educação onde o levou a desenvolver uma metodologia de ensino aprendizagem  no ensino popular e ensino superior. Aborda temas e autores importantes para a história da educação, metodologias aplicadas para a difusão de conhecimentos concernentes a essa modalidade de ensino. Sendo um dos mais importantes teóricos da educação no Brasil, as contribuições de Paulo Freire são percebidas até os dias atuais.

O autor disserta sobre as grandes mudanças que ocorreram no ensino na década de 1940, quando Paulo Freire iniciava seus estudos na educação superir, onde a distinção entre educação popular e educação das elites era incontestável, onde persistiam condições de vida, perspectivas culturais e práticas institucionais que davam forma a duas formas diversas de escolaridade: à formação das minorias privilegiadas e a formação das subalternas da população. A partir do estudo das suas obras, é possível entrar em contato com os principais acontecimentos políticos que marcaram a educação no Brasil. O texto é basicamente dividido em duas partes: a primeira traz alguns apontamentos históricos sobre a Educação Popular e a segunda traz a discussão sobre Paulo Freire e suas contribuições na trajetória da Educação Popular onde sua insistência na construção de uma educação do povo e para o povo permitia uma leitura da realidade na ótica do oprimido valorizando a cultura popular.

A Educação Popular não é um fenômeno datado e situado, mas que se fez e se recriou no movimento da sociedade interrogando a cada momento histórico, assim como Paulo Freire, que se reinventou e reinventou a pedagogia em meio ao movimento social. O método de ensino proposto por Freire trabalha em cima da cultura dos educandos, sendo um instrumento de mediação da educação, na qual se dá de forma mútua, onde não existe detentor do saber, onde a cultura e seus conhecimentos prévios, são considerados. Trata-se de uma pedagogia Libertadora, partindo da problematização da realidade, uma pedagogia de emancipação social das classes populares, onde defende a crítica, o diálogo orientado para a autenticidade, que sirva não sirva à padronização, à dominação, e sim a libertação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (268.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com