TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Bibliografico

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO

PELEIAS. Ivam, BACCI. João. Pequena cronologia do desenvolvimento contábil no Brasil: Os primeiros pensadores, a padronização contábil e os congressos brasileiros de contabilidade. Disponível em:http://www.fecap.br/adm_online/art0503/a rt5034.pdf. Acesso em: 23/09/2014.

Pequena cronologia do desenvolvimento contábil no Brasil: Os primeiros pensadores, a padronização contábil e os congressos brasileiros de contabilidade. (p. 39-54).

Ciência social que registra, expõe e interpreta os fatos patrimoniais, a contabilidade, possui como o seu objeto de estudo o patrimônio, seu desenvolvimento está relacionado com a evolução da civilização humana, quando o homem percebeu que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que através desse controle obteria lucros.

Os primeiros vestígios da contabilidade ocorrem entre os séculos XIX e XX com a vinda da Família Real para o Brasil, o que exigiu dos comerciantes um maior controle sobre suas finanças e bens, ocasionando no surgimento do método das partidas dobradas e das “aulas de comércio” que buscavam a qualificação dos alunos e dos profissionais na escrituração contábil. Anos depois há o reconhecimento dos guarda-livros como uma das primeiras profissões liberais regulamentadas no Brasil e, através da Lei nº 556, a escrituração contábil se torna obrigatória exigindo uniformidade nos registros e nos balanços gerais, em 1850 ocorre a alteração da lei 1083, onde se define a obrigatoriedade de entregar ao governo, no prazo estabelecido, os balanços, demonstrações e demais documentos pelo mesmo determinado.

Até então a contabilidade não era reconhecida como ciência, é neste momento que se inicia a luta por seu reconhecimento. Francisco D’Áuriae Herrmann Jr. ambos defensores do princípio patrimonialista, foram os que participaram intensivamente para a regulamentação e reconhecimento da profissão.

Decorrente do processo evolutivo da contabilidade surge a necessidade de sua padronização, o que proporcionaria um entendimento globalizado de suas normas, técnicas, termos e princípios facilitando assim, a compreensão das demonstrações contábeis pelos seus usuários, então em 1926 começam as primeiras discussões sobre a padronização das técnicas contábeis,

porém, somente em 1940 com as Leis 2.416/40 e 2.627/40 que ocorreram as primeiras alterações significativas na regulamentação contábil.

A partir do século XX de acordo com o decreto da Lei 21.033/32, a assinatura dos profissionais contábeis nos livros e documentos das empresas, passa a ser obrigatória. Em 27 de maio de 1946 a partir da Lei 9295/46, surgem dois conselhos, o CFC – Conselho Federal de Contabilidade e o CRC – Conselho Regional de Contabilidade, que deveriam fiscalizar o exercício da profissão contábil e regulamentar suas normas e padrões.

Sendo assim, à medida que a humanidade evoluiu a contabilidade sofreu várias transformações, portanto, para entender a história da contabilidade deve-se fazer uma análise desde os tempos primórdios até os dias atuais, proporcionando assim, uma maior compreensão do futuro contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com