TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO O FUNDAMENTO DA EXISTÊNCIA DO PROCESSO PENAL

Por:   •  3/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

LOPES Jr, Aury. O Fundamento da existência do processo penal.

1.1 Constituindo o processo penal desde a Constituição. A crise da teoria das fontes. A Constituição como abertura do processo penal

A proposta do autor, nesta obra, consiste em rediscutir qual o fundamento da existência do processo penal, ou em outras palavras, por que necessita que se prove seu direito em um processo. A resposta, consiste basicamente no reconhecimento da nossa Constituição, como instrumento democrático, e portanto, responsável por estruturar o processo penal, como uma ferramenta de garantias constitucionais do indivíduo.

A discussão que existe hoje, e que está sendo imposta pelos movimentos repressivistas e ideologicamente mais radicais, esta relacionado a um valorização cada vez maior do poder de repressão do Estado frente as liberdades individuais. É neste contexto, que o autor sustenta que, o poder de intervenção deve conceber a liberdade como valor primevo do processo penal.

Na esteira desta discussão, fica evidente, uma consequente, fragilização da aplicação dos direitos constitucionalmente previstos, frente ao caráter mais intransigente e rigoroso que permeavam as leis que envolviam o procedimento penal. Para solucionar isto, faz-se mister a aplicação de um controle judicial da convencionalidade das lei penais e processuais para que aja convergência entre as estas e a Constituição

1.2 Superando o maniqueísmo entre “interesse público” versus “interesse individual”. Inadequada invocação do princípio da proporcionalidade.

A ideia do autor, por trás do rebate da ideia da supremacia do interesse público frente aos interesses individuais, consiste no reconhecimento da superação deste debate frente à complexidade das relações sociais, que não comportam mais esse reducionismo. A partir desta constatação basilar, e possível afirmar com toda ênfase que o nosso processo penal reflete a proteção dos inocentes, garantidos este status até o trânsito final de sentença condenatória.

Na esteira desta análise, fica evidente que, o objeto primordial da tutela do processo penal é a liberdade processual do imputado, o respeito a dignidade como pessoa e portanto uma verdadeira revalorização do homem. Não obstante, faz-se sempre relevante a necessidade de legitimar e justificar o poder de punir do Estado.

1.3 Direito e dromologia: quando o processo penal se põe a correr, atropelando as garantias.

É natural que, a dinâmica contemporânea e as inovações tecnológicas, afetem os empregos, as formas de convívio social, a economia como um todo, e até mesmo nossa percepção do tempo. No entanto, enfatiza o autor com razão que, o tempo do direito jamais estará alinhado com o tempo da sociedade. O reconhecimento deste paradoxo, e o efeito gerado pelo fenômeno da virtualidade, acabam por fazer com que a sociedade sinta um apreço cada vez maior pelos instrumentos penais que viabilizam imediatas punições.

Os planos urgentes para conter a violência urbana, por exemplo, correm sempre demasiadamente cedo, gerando por consequência um tratamento superficial do problema, ou demasiadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com