TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Bibliográfico Teorias da Comunicação: Conceitos, Escolas e Tendências

Por:   •  14/9/2020  •  Resenha  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento Bibliográfico

HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação: Conceitos, Escolas e Tendências. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 39-59.

O objeto da comunicação: A primeira resposta faz referência ao empírico, dizendo que a comunicação está em nossa frente, onde podemos percebe-la com nossos sentidos: televisão, rádios e bancas de jornais. (p.39) Porem, essa conclusão é constatada, já que a comunicação existe desde sempre, seu surgimento não foi causado pelo surgimento desses meios de comunicação. (p. 40 e 41) Assim, chega-se à conclusão que o objeto da comunicação é, na verdade, algo criado pelo conceito da comunicação, o que usamos para falar dos “objetos comunicativos” (p. 42)

A ciência: O conhecimento cientifico é o que procura, através de pesquisas e estudos sistemáticos, afastar-se do senso comum e obter um conhecimento aprofundado e sistemático da realidade. Porém, por ser um fenômeno social também pode ser parcial e sujeita a erros. Mesmo assim, quando em conjunto com a pratica, a ciência constitui o caminho mais útil para a compreensão da realidade. É necessário um duplo movimento entre a teoria e a pratica. (p. 44 e 45)

As tensões: O ambiente acadêmico da comunicação apresenta diversos problemas (tensões). As disciplinas surgiram antes do embasamento teórico, o que trouxe a inconveniência de muitas pesquisas serem feitas para a obtenção de um resultado especifico, comprometendo seus resultados científicos. Em contrapartida, algumas teorias são completamente abstratas, ignorando o empírico, experiencia. Além disso, há uma enorme variedade de meios de comunicação, muito diferentes uns dos outros, que evoluem num ritmo mais rápido do que a pesquisa acadêmica consegue acompanhar. (p. 50)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com