TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finalidade da auditoria das demonstrações financeiras

Artigo: Finalidade da auditoria das demonstrações financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Artigo  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3

Planejamento de Auditoria

Significado e Função

Controles Simples

Pode serdefinido como um processo integrado e operado pela empresa como um todo, com a intenção de fornecer razoável segurança tanto às atividades administrativas quanto as operacionais, de forma a diminuir as possibilidades de desvios de ativos, desobediência às normas internas, bem como de erros não internacionais.

Sistema de Informações

Os sistemas de processamento eletrônico de dados (PED) são atualmente uma ferramenta imprescindível na condução de quaisquer tipos de negocio. Todas as informações importantes, sejam administrativas ou operacionais e mesmo as informações de cunho confidencial, circulam em redes internas e externas. A segurança e a confiabilidade dessas informações é um ponto fundamental para as empresas e, por conseguinte, para a auditoria. No planejamento de auditoria, a avaliação do SI vai determinar, junto com o CI, o nível de confiança nas informações geradas pelos relatórios contábeis, que por sua vez vai determinar o volume de testes substantivos que serão executados nos trabalhos de campo. Além, disso, esta avaliação vai considerar também os riscos da auditoria.

Procedimentos de Conhecimento das Atividades do Cliente

Para o bom andamento do processo de auditoria, no planejamento é fundamental conhecer como são executadas as principais atividades do cliente. Esse conhecimento possibilita detectar com antecedência possíveis áreas que necessitem de maior atenção durante os trabalhos de campo, principalmente por possíveis falhas nos controlesinternos ou nos sistemas de informações. Para tanto, são identificadas e descritas três grandes áreas ou fluxos de documentos: compras, vendas e folha de pagamento.

Relevância

O objetivo de uma auditoria das demonstrações contábeis é permitir ao auditor independente expressar uma opinião se essas demonstrações estão, ou não, em todos os aspectos relevantes, de acordo com todas as normas e praticas contábeis aplicáveis às circunstâncias. O conceito de relevância diz respeito ao efeito/influência que a omissão ou mesmo apenas a distorção de uma informação acarreta na decisão do usuário dessa informação dentro das demonstrações contábeis. Em linhas gerais, essas omissões/distorções são causadas em função de erros ou fraudes.

Materialidade

A determinação do escopo de testes a serem efetuados no campo passa necessariamente pela determinação da materialidade. Materialidade pode ser definida como o valor mínimo para o qual a ocorrência de um erro não detectado pode vir a causar distorções significativas nas demonstrações contábeis. Nesse sentido, para todos os valores considerados materiais serão efetuados análises, testes e ajustes. De maneira geral, no planejamento da auditoria são definidos dois tipos básicos de materialidade: materialidade para análise de contas e materialidade para ajustes e testes.

Risco de Auditoria

O risco de auditoria consiste na possibilidade de o auditor emitir uma opinião inadequada sobre demonstrações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com