TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes de contabilidade

Artigo: Fontes de contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  Artigo  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 9

Anhanguera Educacional – Uniderp

Centro de Educação a Distância - Polo de Porto Alegre

Luis Carlos – R.A. 5570154205

Gabriel Machado – R.A. 5560125021

Marney Weber – R.A. 1299105137

Lucas Ribeiro – R.A. 5733154919

Débora Espindula – R.A. 5528106211

ATPS: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TUTOR À DISTÂNCIA: Ma. JULIANA LEITE

Porto Alegre

Novembro 2012

A origem da Contabilidade

A Contabilidade surgiu num momento que não existia escrita, números e moeda, muito rudimentar, com o intuito de controlar produtos da agricultura e criação de animais, analisando se houve acréscimo ou decréscimo.

Os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade

Os primeiros sinais da Contabilidade foram símbolos gravados em placas de argila, estas placas serviam como relatórios que posteriormente passaram a ser utilizadas tabelas de barro, em que fichas eram impressas criando a primeira forma de relatório contábil.

A evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas

A Contabilidade evoluiu da simples contagem de animais sem a avaliação do valormonetário, mas a medida que as atividades econômicas foram se desenvolvendo, o homem começou a se preocupar com as suas riquezas e propriedades e foi aprimorando e aperfeiçoando suas técnicas de inventariar seus bens. Mas foi no inicio do século XV com o surgimento do comércio, com a venda de obras de arte, com a evolução social e econômica, a Contabilidade começa a ser regrada, surgindo ideias de débito e crédito, o criador dessas ideias foi o Frei Luca Pacioli, com estas ideias criou-se o conceito das partidas dobradas, que nos diz que todos credito tem um débitos de igual valor.

Objetivo da Contabilidade

É de fornecer de forma organizada as informações financeiras, econômicas, níveis de produção e social, aos usuários, que sejam uteis em suas avaliações e na tomada de decisões.

Principais usuários e suas necessidades

Os usuários são pessoas que buscam informações da situação da empresa podendo ser internos, tais como, administradores, sócios e acionistas, e também externos como clientes, governos, credores, fornecedores, bancos e publico em geral.

Características qualitativas das demonstrações contábeis

Compreensibilidade:

Toda demonstração contábil tem que ser da fácil entendimento, para que todos os usuários, independente de possuírem ou não conhecimentos contábeis, possam entender as informações.

Relevância:

As demonstrações contábeis devem conter somente informações relevantes, isto é, que realmente sejam necessárias e de importância na escrita contábil, já que estas informações podem influenciar nas decisões dos usuários.

Confiabilidade:

Uma demonstração contábil deve conter dados reais das empresas sem erros, sendo escrita de modo completo sem a omissão de nenhum fato, com prudência e imparcialidade sem se deixar levar por qualquer interesse de alguma parte.

Comparabilidade:

Utilizada para comparações entre períodos distintos utilizando sempre mesmos critérios de avaliação.

Passo 2

- relatório da diretoria: são informações de caráter não financeiras.

- notas explicativas: são destacadas após as demonstrações contábeis, complementando as demonstrações e outros quadros analíticos, esclarecendo a situação patrimonial e resultados do exercício.

- parecer dos auditores: é um parecer fornecido por um auditor independente externo a empresa.

- valor adicionado: obrigatório para as S/A caracteriza o perfil social da empresa, mostrando investimentos no meio ambiente e informações das relações de trabalho- empregados e sindicatos.

Princípios e

Postulados Contábeis CVM CFC CPC

ENTIDADE Reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade Segundo o CFC entidade é nada mais o que o patrimônio da de empresa

OPORTUNIDADE

Enfatiza a necessidade de apreensão, registra e relata todas as variações de uma entidade, no momento que elas ocorrem de forma integral Refere-se, à tempestividade e à integridade do registro e das suas mutações, determinando que seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram

REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

Tem se que é quanto valor d o produto e o serviço pelo valor original Tem se que é quanto valor do produto e o serviço pelo valor original Tem se que é quanto valor do produto e o serviço pelo valor original

ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA Para ambos nos registro contábeis são efetuados na mesma moeda Para ambos nos registro contábeis são efetuados na mesma moeda Para ambos nos registro contábeis são efetuados na mesma moeda

COMPETÊNCIA As receitas e as despesas devem ser incluídas no período em que ocorrerem, sempre quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento As receitas e despesas devem ser registradas no período que ocorrem

PRUDÊNCIA

Determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO

CONTINUIDADE Entidade é um empreendimento em andamento ou com o tempo de duração indeterminado Pressupõe que a entidade continuara, em operação em um futuro previsível

Resumo

Partindo do que foi estudado e relacionado nos passos anteriores notamos que o objetivo dos princípios é garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com