TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação de Preço - Aspecto quantitativo e qualitativo

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.477 Palavras (10 Páginas)  •  1.585 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3

2 ASPECTOS QUALITATIVOS – FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA...............4 

3 ASPECTOS QUANTITATIVOS – FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA.............6 

4 CONCLUSÃO.....................................................................................................        ..10

5 REFERÊNCIAS.....................................................................................................11


1 INTRODUÇÃO

A determinação do preço de venda de um produto ou serviço deve ser levado em consideração vários aspectos técnicos, e não somente seguir os preços já praticados pelo mercado, o que pra muitos especialistas são considerados um risco para a sobrevivência do negócio.

É ideal que as empresas sanem as dificuldades na hora de fixar o seu preço de venda, pois saber definir o preço é saber lidar com a concorrência no mercado e oferecer uma boa oferta ao seu cliente sem perder lucro.

Nesse intuito, para se determinar um preço ideal é necessário estar em equilíbrio com o mercado e seus custos e despesas gerados pelo seu produto. Ou seja, o equilíbrio junto ao mercado refere-se ao preço praticado pelos concorrentes, enquanto os custos e despesas são os custos diretos, despesas variáveis e fixas do produto ou serviço que deverão estar inclusos no seu preço de venda (CREPALDI & CREPALDI, 2018).

Atualmente existem vários critérios já comprovados que auxiliam na definição de um preço de venda, cada um para uma situação especifica, porém com um objetivo parecido, calcular os verdadeiros custos de um produto ou serviço, dessa forma, possibilita aos gestores elaborar possíveis estratégias para diminuição dos mesmo e analisar as possibilidades de ganhos dentro do mercado, através de um preço de venda definido corretamente, a empresa de formar alguma vai perder mercado devido a preços muito altos, e nem comprometer o seu negócio, com preços muito baixos.

“Os custos devem ser baseados no valor, ou seja, no quanto o cliente está disposto a pagar pelo produto. Calcular o custo de um produto para depois definir o preço é muitas vezes, um erro. Para ele, não se deve mais determinar o valor partindo do custo, mas partir do preço para chegar ao custo” (CREPALDI & CREPALDI, 2017, p. 466)

Em alguns casos o problema da empresa não envolve muito a redução dos custos, mas sim o aumento, porque somente dessa forma, o valor agregado ao produto vai ser maior, em consequência, há um aumento na qualidade do produto, possibilitando assim, um produto com um valor justo e competitivo dentro do mercado.

2 ASPECTOS QUALITATIVOS – FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Além dos custos e gastos para produzir o produto, que empresas já incluem no valor de venda, existem outras formas que interferem diretamente no preço de venda do produto, que também devem ser analisadas como as variáveis de mercado que incorporam e aumentam o preço de venda de um produto.

Deve ser levado as características da demanda do produto, se o produto possui uma demanda alta e poucos concorrentes, isso se torna favorável a empresa, podendo assim aumentar o preço para que se consiga atender toda a sua demanda, ou, se for o caso de uma demanda pequena e muitos concorrentes, poderá abaixar os preço para que aumente o volume das vendas, mas sempre deve se analisar o seu custo, para que a empresa continue tendo lucro e também analisar quanto os seus clientes estão dispostos para pagar pelo produto, para que dessa forma seja atendida as necessidades da empresa e do cliente, reforçando a teoria econômica da elasticidade da procura e da oferta.

A empresa também deve levar em consideração se realmente o produto oferecido está atendendo as necessidades dos consumidores, para estar sempre aperfeiçoando os produtos, para ficar sempre dentro dos gostos e das preferências dos consumidores, que se alteram com frequência.

 Em algumas das vezes deve ser analisado até a época do ano para estabelecer preços, porque de certa forma, em determinado período possui uma demanda maior, que outras épocas do ano, dessa forma deve ser analisado de uma maneira diferente quando se tratar do valor final de venda, como é o caso das sorveterias, que no verão, possui uma grande demanda, já nas outras estações o consumo diminui, assim como também acontece as empresas que fabricam chocolate, nos meses que antecedem a Pascoa possuem uma demanda maior.

Outra ameaça para as empresas, são os chamados produtos substitutos, quando um produto está muito caro, o cliente pode ser substituir por outro próximo, como é o exemplo da margarina e da manteiga, dessa forma, pode diminuir a demanda do seu produto devido a outro que está no mercado.

Existem quatro formas mais comuns de concorrência, onde a empresa deve analisar cada uma delas para ver em qual ela se encaixa, para que tome iniciativas para aumentar ainda mais ou seus lucros e ajustar o preço de seus produtos.

Concorrência perfeita: ocorre em situações onde nenhuma empresa domina o mercado, ou seja, são diversas empresas que vendem o mesmo produto, dessa forma beneficia o consumidor na hora de adquirir a mercadoria, devido a competição entre os concorrentes para oferecer o menor preço.

Concorrência monopolista: são um exemplo de concorrência imperfeita, ocorre quando tem um grande número de empresas oferecendo produtos similares, como por exemplo, academias, ambas fornecem serviços parecidos, porém, oferecem pacotes de serviços promocionais, que se altera, apenas o preço entre si.

Concorrência Oligopolista: se encaixa quando existem poucas empresas que fornecem determinado produto ou serviço, devido a isso, ao alterar os seus preços, as empresas devem considerar o comportamento das outras empresas, para que a sua continue sendo competitiva.

        Monopólio Puro:  ocorre quando apenas uma empresa domina o mercado de determinado produto, existindo assim, apenas uma oferta para o produto, como ocorre na extração de petróleo no Brasil, apenas a Petrobrás lidera o mercado.

Com o passar dos anos a empresa vai agregando valor ao seu nome, ou seja, os seus produtos se tornar únicos, porque possui a sua marca, dessa forma, as pessoas passam a adquirir os seus produtos pelo nome da empresa, um exemplo e são os produtos da Apple, além de estar comprando um produto, você está adquirindo uma marca, aumentando assim o seu status social, devido a essa credibilidade e qualidade dos seus produtos o seu preço é elevado em relação a outros produtos de outras empresas, mais mesmo assim, possui uma demanda enorme, fazendo que se torne um fator que influencie no preço final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com