TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções de contabilidade

Tese: Funções de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

As funções de um contador ou de um escritório de contabilidade não se limitam a apurar os impostos e manter a contabilidade em dia, o contador deve contribuir com todas as áreas da empresa com o objetivo de oferecer ao empresário as ferramentas necessárias para a preservação do seu patrimônio e a gestão dos negócios.

Cada atividade realizada dentro do escritório deve assumir um papel importante nesta busca de informações, todos os lançamentos devem ser realizados de forma responsável, pois trata-se do registro de fatos contábeis (aqueles que provocam mudanças na composição do patrimônio da entidade), detalhes de números e letras podem causar inúmeros transtornos tanto para o escritório quanto para os clientes .

O resultado do trabalho será informações que ofereça condições para avaliar o desempenho e os resultados da empresa, não só da apuração dos resultados mensais, mas de que maneira ele foi alcançado.

A experiência que o Estagiário adquire com a prática de atividades é muito importante para sua capacitação profissional, pois a medida que o acadêmico tem contato com as tarefas que o estágio lhe proporciona, começa então a assimilar tudo aquilo que tem aprendido e até mesmo aquilo que ainda vai aprender teoricamente.

OBJETIVO GERAL

O Relatório de estágio realizado no escritório Contábil Bomtempo Assessoria Contábil, tem por objetivo fazer o aprendizado na prática das atividades desenvolvidas no curso estabelecendo laços entre a prática e a teoria.

A descrição das atividades realizadas e desenvolvidas pela estagiaria, neste relatório faz assim cumprir a exigência da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (criada pela lei n.º 13.456 de 16 de abril de 1999, publicada no doe - GO de 20 de abril de 1999), Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas (Unucseh), de cumprir estágio curricular como um componente obrigatório do currículo do curso de ciências contábeis para a obtenção do título de “bacharel em ciências contábeis”.

1.2 OBJETIVO DO ESTÁGIO

O objetivo específico deste estágio é de demonstrar através de atividades juntamente com o embasamento teórico alguns procedimentos contábeis , com objetivo de aperfeiçoar e adquirir experiência nas atividades relacionadas com contabilidade, obtendo melhor esclarecimento da teoria com a prática e habilidade do trabalho em equipe.

O desenvolvimento das atividades realizadas durante o estagio são correlacionadas com a teoria, de forma objetiva, demonstrando a importância da teoria para uma melhor eficácia na execução de atividades aqui descritas, além melhor compreensão das atividades e os destinados fins de cada atividade executada.

2 EMPRESA

BOMTEMPO ASSESSORIA CONTABIL

A Bomtempo Assessoria Contábil é uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais e trabalhistas, situa-se na Rua Sete de Setembro n°837, Setor central, Anápolis-Goiás.

Presta serviços desde 18 de Janeiro de 2001, à pessoas físicas e jurídicas, desde então todo o seu trabalho reflete preocupação em executar sua função de forma organizada, atendendo seus clientes de forma efetiva. Seu objetivo é acompanhar e atualizar-se sempre com as constantes mudanças de legalização que ocorrem no país, buscando integrar-se de forma harmoniosa.

O escritório é administrado por Silvio Enes Bomtempo, técnico em contabilidade, devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (Registro nº 008839).

O escritório hoje possui em seu quadro 8 funcionários, sendo 7 efetivos e 1 estagiário, as atividades são divididas em : área fiscal, área trabalhista,área contabilização e recepção.

3 ATIVIDADES REALIZADAS

Foram desenvolvidas durante o estágio, atividades contábeis de rotinas do escritório, a estagiária esteve sobre a supervisão de funcionários responsáveis pelo setor, ao quais lhe repassaram instruções de execução e auxiliaram durante a execução das atividades abaixo relacionadas.

3.1 CADASTRO, CONTABILIZAÇÕES E LANÇAMENTO DE NOTAS FISCAIS

Durante o estágio foi utilizado o programa Prosoft Tecnologia, para auxilio de conciliações contábeis, classificações de eventos contábeis, cadastros e contabilizações no sistema de contabilidade das empresas clientes do escritório.

A alimentação no sistema é feita através de lançamentos de entradas e saídas de notas fiscais de várias empresas clientes, a estagiária realizou-os de forma responsável e adequada.

3.2 ARQUIVAMENTOS DE DOCUMENTOS EMPRESARIAIS

O arquivamento de documentos é essencial para a organização do serviço prestado pelo escritório, todo documentos recebido ou gerado pelo escritório deve ser guardado no seu devido lugar, onde seja de fácil localização, para possíveis consultas.

A estagiária teve a oportunidade de fazer o arquivamento das notas fiscais lançadas, em pastas específicas de entradas e saídas, separadas mensalmente para cada empresa, realizando o serviço de forma eficaz.

3.3 EMISSÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DE IMPOSTOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS

A emissão de guias como previdência social e DARF, foi realizada durante o período de estagio, com atenção aos detalhes, observando a agenda tributária de cada tributo, na qual é apresentada pela receita Federal, para que fossem feitas de forma correta e não gerassem ônus de multas e juros.

3.4 ELABORAÇÃO DE CONTROLE DE ENTREGA DE DOCUMENTOS

O escritório mantém um arquivo para todos os documentos por ela gerados e entregues a clientes, pois estes podem lhe servir de comprovantes do serviço prestado no tempo abil. Durante o estagio foram elaboradas declarações de entrega de documentos aos clientes do escritório.

3.5 PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

A contratação de um funcionário é feita através de registro de documentação, durante o estagio foram feitas contratações, através de preenchimento de dados cadastrais no livro de registro da empresa e preenchimento de dados na carteira de trabalho.

3.6 EMISSAO DE FOLHA DE PAGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS

Foram feitas, no período do estágio emissão da folha de pagamento de funcionários, elaborados com auxilio ao sistema da empresa, e em todas foram analisados os proventos e descontos.

3.7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com