TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções de contabilidade

Artigo: Funções de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Artigo  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

A Contabilidade é uma ciência de fundamental importância para as organizações, além de registrar fatos que ocorrem no cotidiano da empresa, tem por função fornecer informações por meio das análises das demonstrações contábeis, as quais possam ser úteis para a tomada de decisões mais seguras que auxiliem no gerenciamento, desenvolvimento e crescimento empresarial.

O gestor deverá utilizar essas demonstrações contábeis e financeiras no gerenciamento da organização, como um instrumento primordial de auxílio, visando uma excelente análise nas suas decisões organizacionais. Segundo Padoveze (1996, p.115), "a análise de balanço constitui-se num processo de meditação sobre os demonstrativos contábeis, objetivando uma avaliação da situação da empresa, em seus aspectos operacionais, econômicos, patrimoniais e financeiros". Dentre elas podemos utilizar a análise horizontal que indica o comportamento da empresa ao longo do tempo, segundo Silva, (2001, p208), diz que: "o propósito da análise horizontal é permitir o exame da evolução histórica de cada uma das contas que compõe as demonstrações financeiras", a análise vertical que é utilizada para identificar a participação de cada elemento em relação ao todo e a Ebtida que utiliza o desempenho operacional da empresa e não reflete o impacto no resultado. Essas técnicas são de grande importância gerencial, pois é no processo de avaliação empresarial que identificamos os problemas possibilitando a busca de soluções viáveis para a lucratividade da mesma

Com essas análises podemos concluir que os índices dão a visão global da situação econômico financeira da empresa, com informações a respeito das variações ocorridas nos seus demonstrativos, contribuindo assim na tomada de decisões, além de fornecer informações corretas, daí a necessidade da elaboração de demonstrativos e análise que contenham informações que apresentem a realidade da empresarial.

Com isso as empresas inseridas no atual mercado, buscam cada vez mais informações que aumentem seu lucro e sua produtividade em geral, tornando-se um diferencial em relação às concorrentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSTA, Orismar Parreira. Análise das Demonstrações Contábeis: generalidades, demonstrações contábeis, indicadores econômico-financeiros, padrões de estrutura patrimonial, papeis de trabalho, exercícios de fixação. 2004. Disponível em:

<<http://www.ucg.br/site_docente/cont/orismar/AnalisedasDemostracoesContabeis/analse_01. pdf.>> Acessado em: 19 de set..2010.

MARION, José Carlos. Análise das Demonstrações Contábeis: contabilidade

empresarial. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2005.

PADOVEZE. Clóvis Luiz. Manual de Contabilidade Básica: uma introdução a prática

contábil. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com