TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções juros simples e montante respectivo

Artigo: Funções juros simples e montante respectivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Artigo  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

JUROS SIMPLES

Vamos supor uma aplicação no sistema de capitalização simples, ou seja, a taxa de juros incide apenas sobre o capital inicial. Chamando de “J” os juros, “P” o capital aplicado inicialmente, “i” a taxa de juros (escrita na forma deci¬mal), “n” o período da aplicação e “M” o montante que é composto dos juros mais o capital inicial, podemos obter o valor dos juros e do respectivo montante a partir das relações:

Assim, se uma quantia de R$ 10.000 for aplicada a uma taxa de 5% durante um período n, podemos obter a função que dá o valor dos juros

J = 10.000 • 0,05 • n então J = 500.n

e a função que dá o valor do montante ( M = J + C)

M = 500.n + 10.000

Notamos que ambas as funções são do 1º grau e, supondo que os juros são pagos para qualquer fração do período, obtemos como gráficos duas retas de traçado contínuo em que a inclinação é m = 500 para ambas.

Figura: Funções juros simples e montante respectivo

J M

n n

Notamos que a reta do montante foi obtida transladando-se para cima a reta dos juros em 10.000 unidades, valor que representa o capital aplica¬do inicialmente.

Pelas caraterísticas das relações matemáticas que fornecem os juros sim¬ples e seu montante, podemos dizer que ambos são sempre representados por funções de 1º grau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com