TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  988 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: GESTÃO DE LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: JUREMA PACHECO MARQUES

Nome do estudante: Marcos Antonio Guedes de Albuquerque        

Data: 03/04/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Você estudou na última unidade que existe a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX-Brasil. Trata-se de um Serviço Social Autônomo, que visa promover a exportação de bens e serviços e a imagem do Brasil no exterior. Através de parcerias com o poder público e organizações privadas, busca inserir novas empresas exportadoras no mercado internacional, ampliando e diversificando mercados para os produtos brasileiros. Com intuito de beneficiar as pequenas e médias empresas exportadoras nacionais, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX está criando Centros de Distribuição em mercados potencialmente favoráveis no exterior às empresas nacionais.  Nestes projetos a APEX cria a infraestrutura no país estrategicamente escolhido e loca os espaços às empresas brasileiras previamente aprovadas segundo critérios da APEX. As empresas poderão permanecer nas instalações dos Centros de Distribuição por um período de 12 a 18 meses. Esta possibilidade facilita a distribuição de produtos de empresas exportadoras no exterior.

Em contrapartida, existe um Regime Aduaneiro Especial com o mesmo objetivo, porém o propósito é o inverso, pois é destinado às importações com intuito de facilitar a entrada  e distribuição de produtos estrangeiros no Brasil nas operações de importação. A mercadoria importada fica armazenada por um tempo pré-determinado, facilitando o acesso e a distribuição desta em território nacional. Com base nestas informações, Responda:

  1. De qual  Regime Aduaneiro Especial se trata a descrição acima ?

 

O Regime Aduaneiro Especial aqui tratado é o Entreposto aduaneiro nesta operação a carga importada é armazenada em regime de suspensão de impostos o que vem permitir que o importador realize a nacionalização dos produtos de forma fracionada. 

A empresa importadora entreposta uma carga com 100 toneladas (sem pagar os impostos) e libera 10 toneladas por mês, somente pagará os impostos a cada retirada de 10 toneladas.

  1. Qual seria esse espaço de armazenamento ? Como é chamado ?

 O local de armazenamento se chama “recinto alfandegado”.

  1. Qual o prazo de permanência destas mercadorias neste Regime Aduaneiro Especial ?

O prazo de permanência da mercadoria no regime não pode ser superior a um ano,           inicia-se o prazo a contar da emissão do conhecimento de depósito alfandegado.

  1. Principais características do Regime Aduaneiro Especial em questão ?

As principais característica do Regime é permitir importação e exportação, o depósito de mercadorias, em local determinado, com suspensão do pagamento de tributos e sob controle fiscal.

 O regime tem como base operacional unidade de entreposto de uso público ou  de uso privado, onde as mercadorias ficarão depositadas.

 Poderão ser permissionárias do regime as empresas de armazens gerais; as empresas comerciais exportadoras que trata o Decreto-Lei 1248/72 (trading companies), e as empresas nacionais prestadoras de serviços de transporte internacional de carga.

 A exploração de entreposto de uso privativo será permitida apenas na exploração e exclusivamente pelas empresas comerciais exportadoras. As mercadorias que podem ser admitidas no regime são relacionadas pelo Ministério da Fazenda.

Pesquise no Regulamento Aduaneiro . O Regulamento Aduaneiro pode ser encontrado ”on line” ou em obra publicada, conforme abaixo:

  • ROCHA, Paulo Cesar Alves. Regulamento Aduaneiro: Comentado com textos legais transcritos. 17ª Edição. São Paulo: Aduaneiras, 2013.
  • RFB. Receita Federal do Brasil. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6759.htm 

2) Importadores e exportadores podem contar com diversas modalidades de transporte internacional para a movimentação das cargas entre os países, cada uma delas apresentando características próprias de custo, agilidade, tempo e segurança. Com base nesta informação, pesquise:

2.1. O que é o OTM (Operador de Transporte Multimodal), como opera o transporte de cargas e quais as diferenças encontradas entre Transporte Multimodal e Transporte Intermodal.

O Operador de Transporte Multimodal é a pessoa jurídica que é contratada como para realizar a logística de Cargas, desde a origem até o destino, por meios próprios ou por intermédio de empresas parceiras ou terceirizando o serviço.

Quando são usados vários modais, denomina-se transporte intermodal.

Qaundo a transportadora se responsabilizar pelo transporte total, emitindo um único conhecimento que amparará os diversos modais se trata de transporte multimodal.

O conceito de Transporte Multimodal é o definido pela Lei 9.611/98.

Na legislação o Transporte Intermodal não possui mais base jurídica, a Lei 6.288/75 (dispõe sobre a utilização, movimentação e transporte, inclusive intermodal, de mercadorias em unidades de carga) foi revogada.

A Lei Lei 9.611/98. Substituiu a Lei 6.288/75, o conceito de Transporte Intermodal não foi substituído pelo de Transporte Multimodal, pois há diferenças conceituais entre os dois termos.

Fonte : ANTT

2.2. Sobre os Conhecimentos de Embarque utilizados no transporte das mercadorias, descreva qual a finalidade e função destes Conhecimentos e informe:

  1.  Qual o nome e a Sigla utilizada para um Conhecimento de Transporte Marítimo Internacional?

 BL (Bill of Lading).

  1. Qual o nome e a Sigla utilizada para um Conhecimento de Transporte Aéreo Internacional?

 MAWB (Master Air Way Bill).

  1. Qual o nome e a Sigla utilizada para um Conhecimento de Transporte Rodoviário Internacional?

RWB (Road Way Bill) ou CRT (Conhecimento de Transporte Internacional por Rodovia)

  1. Qual o nome e a Sigla utilizada para um Conhecimento de Transporte Ferroviário Internacional?

RWB (Rail Way Bill)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (360 Kb)   docx (78 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com