TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento estrategico de custo

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.903 Palavras (20 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1 Introdução 4

2 ETAPA 1- conceitos básicos de custo 5

2.1 Contabilidade de Custos 5

2.2 Conceito de Custos 5

2.3 Definição dos conceitos básicos em Contabilidade de Custos 6

2.4 Classificação dos custos diretos e indiretos 6

2.5 Classificação dos Custos em Fixos e Variáveis 7

2.6 Dados da “Empresa Fictícia Ltda.” 7

2.7 DRE Empresa Fictícia Ltda. 8

3 ETAPA 2- processo de departamentalização e rateio dos custos e despesas. 11

3.1 Conceitos, utilização e abrangência dos custos e despesas 11

3.2 Critérios de rateio e departamentalização 12

3.3 Cálculos do custo total da Caneta Azul e da Caneta Vermelha 13

3.4 Proposta para Fornecimento 14

4 ETAPA 3- Ponto de equilíbrio, redução de gastos e aumento de produtividade 16

4.1 Ponto de Equilíbrio 16

4.2 Margem de Contribuição 17

4.3 Modelos de Sistemas de Redução de Gastos e aumento da produtividade 17

4.4 Métodos de Custeio 18

4.5 Ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico da empresa 19

5 ETAPA 4- analise da viabilidade econômica 24

5.1 Ciclo de vida do Produto 24

6 Relatório Final 27

7 Considerações Finais 28

8 Referências Bibliográficas 29

1

INTRODUÇÃO

Diante da globalização dos mercados e da necessidade das empresas em se adaptar a uma nova ordem econômica surge a gestão estratégica de custos como uma resposta para atender às demandas deste novo sistema econômico.Segundo MARTINS (1998) a expressão “gestão estratégica de custos” vem sendo utilizada para designar a integração que deve haver entre o processo de gestão de custos da empresa em sua totalidade.Isto porque a principal função do Gerenciamento Estratégico de Custos é mostrar o custeio em toda a cadeia de valor para que se seja possível saber onde pode ser reduzido custos e os possíveis ganhos de competitividade utilizando –se para este fim o posicionamento estratégico e os direcionadores de custos.

O objetivo do presente trabalho é elaborar um relatório com análise dos custos e despesas da Empresa Fictícia Ltda. além de apresentar a análise da viabilidade de crescimento dentro do mercado atuante.

Desta forma este estudo terá como finalidade demonstrar que o gerenciamento estratégico de custo é uma ferramenta indispensável dentro de uma organização, além de ressaltar a importância de utilizar os conceitos de custos. Portanto estaremos apresentando, conceitos de custos e terminologias empregadas, definição de gastos e suas apropriação com as técnicas expostas, os métodos custeio, margem de contribuição, o ponto de equilíbrio da empresa além de analisar a viabilidade de aceitar ou não a fabricação de um lote especial de produtos para a empresa objeto do estudo.

2 ETAPA 1- CONCEITOS BÁSICOS DE CUSTO

2.1 CONTABILIDADE DE CUSTOS

Até o século XVIII existia somente a contabilidade financeira que atendia as empresas comerciais, na época para fazer a apuração do resultado de cada período era realizado o levantamento dos estoques em termos físicos e o cálculo era feito por diferença apurando o quanto se possuía de estoques iniciais acrescentando as compras do período e comparando com o que ainda restava. Assim o para apurar o valor de aquisição das mercadorias vendidas, utilizava-se a seguinte fórmula:

Estoques Iniciais (+) Compras (-) Estoques Finais = Custo das Mercadorias Vendidas

Entretanto com o advento da Revolução Industrial e o surgimento das indústrias a preocupação com relação aos custos teve seu início, pois a contabilidade financeira já não supria a necessidade a avaliar os estoques. Já a contabilidade de custos seria capaz de determinar o grau tecnológico de produção: artesanato, produção em série, mecanização, automatização, etc. Pois ela é capaz de fornecer dados para apuração de custos para que seja calculado o preço de venda e sejam avaliados os estoques, fornece informações a administração para o controle das operações e atividades da empresa, orçamento e tomada de decisões além de atender as exigências fiscais e legais.

2.2 CONCEITO DE CUSTOS

Custo pode ser conceituado como sendo a ciência que mensura e descreve informações financeiras e não-financeiras referente à aquisição e ao consumo de recursos pela organização, fornece informações tanto para contabilidade gerencial quanto para a contabilidade financeira, pois a mesma recebe ou obtêm dados, acumula, analisa e interpreta, produzindo informações de custos para diversos níveis gerenciais.

2.3 DEFINIÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS EM CONTABILIDADE DE CUSTOS

Custo

É um gasto relativo à bem ou serviço empregado na produção de outros bens ou serviços. Também é um gasto, mas é reconhecido como custo no momento da utilização dos fatores de produção para a fabricação de um produto ou para a execução de um serviço.

Despesas

São bens ou serviços consumidos para a aquisição de receitas. São itens que amortizam o patrimônio líquido e tem a propriedade de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas.

Perda

Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.

Gasto

Holocausto financeiro onde a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com