TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de contabilidade

Projeto de pesquisa: Gestão de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão contábil

Ratings: (0)|Views: 6.097 |Likes: 73

Publicado porAllan Pinto

See more

59a) Registro de Ações Nominativas;b) Transferência de Ações Nominativas;c) Atas das Assembléias Gerais;d) Presença dos Acionistas;e) Atas das Reuniões da Diretoria;f) Atas e Pareceres do Conselho Fiscal;g) Registro de Partes Beneficiárias Nominativas e Transferência de PartesBeneficiárias Nominativas;h) Atas das Reuniões do Conselho de Administração.

60

10 APÊNDICE

AVALIAÇÃO DE ESTOQUES

1.

INTRODUÇÃO

A avaliação de estoques parece ter sido a primeira das aplicações gerenciais daContabilidade de Custos é geralmente aceito que os problemas de avaliação deestoques estão na própria origem da Contabilidade de Custos – foi para resolvê-las que procedimentos típicos de análise e apuração de custos começaram a serdesenvolvidos.

2.

CONCEITO DE ESTOQUE

O termo "estoque" designa o "conjunto" dos itens materiais de propriedade daempresa que:

São mantidos para venda futura;

Encontra-se em processo de produção; ou

São correntemente consumidos no processo de produção de produtos ouserviços a serem vendidos.

Ativos considerados estoques:

Mercadorias para comércio ou produtos acabados (matéria-prima e mercadoriasmantidas para venda);

materiais para produção (materiais comprado com a intenção de incorporá-losao produto final através do processo produtivo);

materiais em estoque não destinados à produção normal, chamados também deindiretos, auxiliares ou não produtivos (itens fisicamente não incorporados aoproduto final, como ferramentas, material de limpeza e segurança);

produtos em processo de fabricação ou elaboração (que inclui material direto,mão-de-obra direta e custos gerais de fabricação) – devem refletir o custo atualdos produtos em processo;

custo das importações em andamento referente a itens de estoque.As empresas comerciais – tendo como função a revenda de bens adquiridos prontos deseus fornecedores- têm avaliação de seus estoques simplificada.

Os estoques limitam-se, em geral, ao estoque de produtos destinados àcomercialização e ao estoque de materiais diversos ou auxiliares que, referindo-se aitens adquiridos prontos, tem o seu custo disponível nos documentos de aquisição,restando, apenas para a devida avaliação do estoque, aplicar, sobre esse custo, ométodo de apuração definido na legislação em vigor.

As empresas industriais, por sua vez, transformando matérias-primas e acoplandocomponentes para compor o produto final, apresenta, além dos estoques encontradosnas empresas comerciais, os estoques de matérias-primas para produção e osestoques de produtos em processamento, cujos itens, uma vez concluídos, sãotransferidos para o estoque de produtos acabados, correspondente ao estoque de benspara venda das empresas comerciais.

611.

OBJETIVO PRINCIPAL DO CUSTEIO DOS ESTOQUE E A SELEÇÃO DOSMÉTODOS DE CUSTEIO.

O maior objetivo do custeio do estoque é a determinação de custos adequados àsvendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado.

Em adição ao fator lucro, existe um número de outros fatores que influenciam asdecisões relativas à seleção dos métodos de custeio de estoque.

A lista destes fatores, excluindo a definição de lucro, incluiria:

aceitação do método pelas autoridades do Imposto de Renda;

a parte prática da determinação do custo;

objetividade do método;

utilidade do método para decisões gerenciais.

1.

AVALIAÇÃO DOS ESTOQUES

O princípio contábil de Custo de Aquisição determina que se incluam no custo dosmateriais, além do preço, todos os outros custos decorrentes da compra, e que sededuzam todos os descontos e bonificações eventuais recebidas.

O método de avaliação escolhido afetará o total do lucro a ser reportado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com