TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Giro de Caixa

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

UNA- CAMPUS BETIM

Necessidade do Capital de Giro

                         Trabalho apresentado ao Curso de             Administração, pela disciplina de Finanças Corporativa a curto prazo.

Mestre: Louis Vieira

Acadêmicos:

João Vycttor

            Juliana Assis

            Priscilla Moya

            Thaís Peirine

Betim, 2015.

  1. INTRODUÇÃO

Desde muito tempo, a gestão do capital de giro é fundamental para a saúde financeira da organização. Isto porque o desequilíbrio do capital de giro pode ser fatal, ensejando a sua saída do mercado.

O presente trabalho busca apresentar a definição do capital de giro, sua necessidade para a organização, bem como as consequências negativas de sua má gestão. Busca ainda, demonstrar como o controle financeiro reflete positivamente na gestão do capital de giro.

A necessidade do capital de giro advém, principalmente, do fator acima mencionado, qual seja, controle financeiro da empresa. A partir daí é que se consegue calcular a quantidade de capital de giro necessário para sua saúde financeira.

  1. CONTROLE FINANCEIRO DA ORGANIZAÇÃO

O controle financeiro da organização é uma das atividades mais importantes que o gestor tem no dia-dia. Rose (1971), fala que as finanças que representam o dinheiro da organização formam a base de toda estrutura da atividade empresarial. É do controle financeiro que depende a saúde de qualquer organização, porém muitas organizações não dá a atenção até que ocorram dificuldades que praticamente as obrigam a organização dê mais atenção à movimentação do seu dinheiro.

Os controles decisivos de uma organização estão diretamente relacionados ao caixa, ao estoque, contas a pagar e as contas a receber. Eles que permitem a obtenção de informações necessárias para a utilização dos instrumentos de gerência financeira, ou seja, analisar o capital de giro, o fluxo de caixa e apurar os dados.

Obter um controle financeiro na empresa imagina-se que todas as informações que envolvem a entrada e a saída de receitas estão o tempo todo sendo observadas e anotadas, independente de onde estejam sendo anotados, podendo ser em um pedaço de papel ou até nos mais avançados programas. O ápice desse controle é quando o gestor usa essas informações de forma conjunta, analisando-as, em busca de entender o que está acontecendo com a organização.

  1. CAPITAL DE GIRO (CG)

O capital de giro, também conhecido como Ativo Corrente, é um recurso de renovação rápida, ou seja mexe diretamente com o caixa, estoques, créditos, que representa diretamente a liquidez da disponibilidade da organização.

Sendo uma ferramenta de suma importância para as tomadas de decisões, pois refere-se ao ciclo operacional da empresa, que engloba desde a aquisição da matéria-prima até o recebimento dos produtos vendidos.

O capital de giro é usado como recurso para a sustentação das operações do dia-a-dia da organização, ou seja, é o capital disponível para a normal condução dos negócios.

Existem pontos que são importantes do gerenciamento eficiente do capital de giro, um deles é seu impacto no fluxo de caixa da organização. O volume de capital de giro utilizado por uma organização depende da política de crédito, volume de venda e o nível do estoque.

O capital de giro líquido é influenciado pelo volume de vendas, compras, custos das vendas, prazos médios de estocagem e o pagamento de compras. Podendo ter grandes variações. Por esse motivo, especialistas falam que ele precisa ser monitorado com frequência para que a organização não seja surpreendida desagradavelmente, e com isso afete os negócios.

A fórmula do Capital de Giro é bem simples:

CGL= AC-PC

AC: ativo circulante (caixa, bancos, aplicações financeiras, contas a receber, entre outros.)

PC: passivo circulante (fornecedores, contas a pagar, empréstimos, entre outros.)

Quando se obtém o resultado da formula do Capital de Giro Líquido, existem duas análises:

  • CGL positivo: identifica-se que a empresa está com Superávit de capital de giro.
  • CGL negativo: identifica-se que a empresa está com deficiência em seu capital de giro, denotando um quadro de risco.

Observação: Quanto maior o CGL maior a liquidez, e menor seu risco de insolvência, porém , um CGL muito alto significa que expressivos fundos de longo prazo estão financiando parte dos ativos circulantes, como os custos destes recursos são sempre mais elevados, podendo tornar um problema no futuro para a organização.

O capital de giro precisa de recursos para seu financiamento, quanto maior for seu valor, maior a necessidade de financiamentos, podendo ser com recursos próprios, ou com recurso de terceiros.

O capital de giro passa por dificuldades dentro da organização, principalmente quando a ocorrência dos seguintes fatores:

  • Aumento das despesas financeiras
  • Crescimento da Inadimplência
  • Desperdícios operacionais
  • Redução de vendas
  • Aumento dos custos

  1. NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO (NCG)

A Necessidade de capital de giro é de suma importância para a gestão da organização pelo razão de fornecer informações das atividades operacionais, decisões tomadas pela gerência e a forma de financiamento das aplicações de recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com