TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DA CONTABILIDADE

Trabalho acadêmico: HISTÓRICO DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  9.793 Palavras (40 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 40

1.0 - INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

A Contabilidade serve para saber de onde vieram os recursos empregados pela empresa com precisão, onde foram investidos e qual o ritmo da multiplicação desses recursos administrados por seus executivos.

A intensa expansão comercial, industrial e tecnológica que marca a economia moderna, contou com o método das partidas dobradas como instrumento de avaliação e controle dos empreendimentos.

Há vestígios de que as partidas dobradas tenham sido usadas no século XIII em Florença e no século XIV em Gênova.

A contabilidade é hoje de grande importância para todos que se interessam pela organização, seja ela orientada para a finalidade social e para orientar o lucro.

Por mais que as empresas sejam sofisticadas ou que tenham o maior avanço tecnológico, sempre será de grande importância saber com precisão de onde cada informação foi retirada e quanto tempo é levado para a multiplicação dos recursos.

Para a contabilidade o principal objetivo é o de registro ou medição de riqueza. Com o passar o tempo, o jeito de se fazer esse registro foi sendo aperfeiçoado e sendo melhorado para se obter os resultados de uma maneira mais rápida e eficaz, ou seja, a introdução da tecnologia foi fundamental para essa mudança ocorrer com sucesso.

A tecnologia é de grande importância para a contabilidade no qual foi melhorada com a evolução da informatização e as mudanças que ocorreram foram muito mais do que necessárias, o ERP foi uma delas, é um sistema integrado que implica na redução dos processos, auxiliando para evitar erros assim diminuindo a necessidade de refazer trabalhos, traz mais facilidade e rapidez para encontrar os resultados, tais como relatórios gerenciais e relatórios de simples conferência, enfim demonstra mais confiabilidade nos trabalhos diários. É muito utilizado na contabilidade trazendo muitas vantagens nos processos de hoje, assim se tornando algo essencial, com isso as empresas tiveram que se globalizarem para os processos de atualizações de banco de dados corporativos, isso faz com que haja uma padronização de informações e conceitos, iluminação de discrepância entre informações de diferentes departamentos, acessos a informações para toda a empresa.

2.0 - HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

Alguns estudiosos afirmam que a Contabilidade nasceu junto com o ser humano, outros acreditam que nasceu com a pré-história, mas ninguém sabe ao certo, alguns acreditam que ela não teve um descobrimento, mas nasceu com a necessidade dos homens de controlar seus bens.

Ainda hoje se tem registros de que na época primitiva os homens marcavam nas paredes de suas cavernas seus bens. Conforme aumentavam suas riquezas e suas necessidades, foram aperfeiçoando a forma de registrá-los.

Existem sinais de que 2000 a. C. na China, já eram utilizados sistemas bem desenvolvidos para a época. Na era Cristã, em Roma, há vestígios de métodos usados similares com as partidas dobradas e pesquisadores afirmam que os romanos já conheciam a depreciação.

Devido à falta de crédito, as compras, vendas e trocas eram feitas à vista. Posteriormente, foram usados ramos de árvores como prova de dívida ou quitação, com o surgimento do papel e da pena de escrever, no Egito Antigo, facilitou muito o registro das informações.

Apesar de não se ter provas suficientes, arqueólogos acreditam que na Mesopotâmia, eram usadas tabuas de argila para fins contábeis, no qual se faziam a movimentação diária. Eram gravados o que possuíam e o que deviam, concluiu- se que aí deram inicio ao debito e o credito.

Em 31 a. C. com a extinção da Republica iniciou a fase imperial de Roma, foi um período de grande domínio econômico e político, foi consolidada nesse período a estrutura administrativa, constituída pelo público, comercial e agrícola.

Os estados consolidados proporcionaram para a economia romana o controle das rotas comerciais tal como o volume disponível, acumulando riquezas no estado.

Foram efetuados pela civilização antiga do extremo Oriente e pelos fenícios do Egito e pelos povos mediterrâneos registros numéricos e financeiros.

Foram criadas as partidas simples, o sistema empregado que registra as entradas e saídas, não relacionando o lançamento inverso na Idade Média o desenvolvimento do comercio acarretou o emprego mais generalizado. Expandiu o crédito e multiplicaram as relações com intermediários, necessitando assim de um sistema de notação mais moderno que anotasse duas partidas, ou seja, a despesa que indica o debito e a receita que indica o crédito, foi ai que surgiram as partidas dobradas.

Segundo a Bíblia há relatos em Lucas capítulo 16 1:2 : “Jesus disse também a seus discípulos: ‘ Havia um homem rico que tinha um administrador. Este lhe foi denunciado de ter dissipado os seus bens. Ele chamou o administrador e lhe disse que é que ouço dizer de ti? Presta conta da tua administração, pois já não poderás administrar meus bens. ‘’

Em Lucas capítulo 14 28:31 : “ Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la? Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que virem não comecem a zombar dele, dizendo: Este homem principiou edificar, mas não pode terminar. Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? ”

Independentemente da finalidade das organizações, seja para fins lucrativos ou não, a contabilidade é fundamental, se até na Bíblia existem relatos da utilização da mesma quem dirá nos dias de hoje. Devido aos avanços tecnológicos, foi necessária a adaptação, para evoluir e para acompanhar o processo da tecnologia.

2.1 - PERÍODO ANTIGO

No principio os homens eram divididos em tribos dispersas, no qual só utilizavam aquilo que era necessário para a sua sobrevivência, sem saber o conceito de posse e de propriedade, tudo era de todos.

A tribo xavante caçava em grupo. A posse da caça não era de quem a matou, e sim de quem a viu primeiro, porém mesmo sendo vista por ele a posse não era total, era dividida entre os componentes.

É interessante citar que as massas migratórias que ocorreram a mais de oito mil anos atrás, da Ásia entrando na Europa, desde Peloponeso até regiões da Rússia, ao chegarem até o destino encontraram os antepassados de várias tribos em conflitos, na busca de um habitat mais avançado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com