TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DA CONTABILIDADE

Seminário: HISTÓRICO DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Seminário  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A contabilidade tem seus relatos históricos desde a época dos primórdios, onde havia as marcações com pedras quando o homem sentiu a necessidade de controlar os seus bens, quais sejam: rebanhos, ferramentas de trabalho e tudo mais que ia surgindo para satisfazer suas necessidades. Essa forma rudimentar, não sistematizada, foi evoluindo, adquirindo normas até chegar à dinâmica de controle atual. Com as tecnologias chegando, possibilita desenvolver com mais critério e brevidade, a aplicação dessa ciência nos mais diversos estilos e modalidade.

Na antiguidade, os homens usavam os registros relativos à contagem de rebanhos. Essa contagem, também chamada de inventário, servia como base de análise para que o homem tomasse conhecimento a respeito da variação de sua riqueza em um determinado tempo. Portanto, a origem da Contabilidade está ligada à necessidade de registros das atividades comerciais.

Podemos resumir a evolução da contabilidade da seguinte forma:

• Contabilidade do mundo antigo – se inicia no mundo antigo e vai até 1202, na Era Cristã. Um dos principais fatos da contabilidade era o inventário que exercia um importante papel, pois a contagem era o método adaptado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa o agrupamento de itens da mesma espécie. As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem conseguiu fazer os seus primeiros desenhos e gravações, os controles eram estabelecidos pelos templos, o que perdurou por vários séculos.

• Contabilidade do mundo medieval – período que vai 1202 na Era Cristã ate 1494 quando apareceu a contabilidade por partidas dobradas da autoria do frei Luca Paciolo, na teoria do debito e credito. Foi um período importante na história do mundo, especialmente na história da Contabilidade, denominado a "Era Técnica" devido às grandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola, etc., que abriram novos horizontes aos navegadores, como Marco Pólo e outros.

• Contabilidade do mundo moderno - período que vai 1494 até 1840 com o aparecimento da obra “La contabilíta Applicatta Alle amministrazione Private e Pubbliche” da autoria Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava. O aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade. Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a Summa de Arithmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá , impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração.

• Contabilidade do mundo científico - período que se inicia 1840 e vai até os dias de hoje. Os estudos envolvendo a Contabilidade fizeram surgir três escolas do pensamento contábil: a primeira, chefiada por Francisco Villa, foi a Escola Lombarda; a segunda, a Escola Toscana, chefiada por Giusepe Cerboni; e a terceira, a Escola Veneziana, por Fábio Bésta.

Registros Bíblicos

Houve um homem muito rico, de nome Jó cujo patrimônio foi detalhadamente inventariado no livro de Jó, capítulo 1, versículo 3. Depois de perder tudo, ele recupera os bens, e um novo inventário é apresentado a Jó ( capítulo 42, versículo 12).

Relata a história de um devedor, que foi perdoado de sua dívida registrada (Mateus, 18-23-27).

Há relatos numa parábola de Jesus, citando um construtor que faz contas para verificar se o que dispunha era suficiente para construir uma torre (Lucas 14.28-30).

Escola Norte-Americana

Com o surgimento da American Instituto of Certield Public Accountants foi de extrema importância no desenvolvimento da contabilidade e dos princípios contábeis.

A criação de grandes empresas requerem grandes capitais, foi à causa primeira do estabelecimento das teorias e pratica contábeis, que permitissem a correta interpretação das informações, por qualquer acionista ou outro interessado em qualquer parte do mundo.

No Brasil

A contabilidade no Brasil começou com a vinda da família Real de Portuguesa, e também com a criação do Tesouro Nacional Publico juntamente com o Banco do Brasil. Estes responsáveis por todo arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal.

As funções dos contabilistas não se restringem ao âmbito meramente fiscal, suas informações são de grandes importâncias para a tomada de decisões e também para atrair investidores, com a tecnologia de hoje as informações são mais precisa, tornando mais fácil o controle de seus empreendimentos.

PARECERES

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

Aos

Administradores e Acionistas (Quotistas) da

SUPRA MERCADO LTDA

Dourados - MS

1. Examinamos os questionamentos da empresa SUPRA MERCADO LTDA, levantados em 01 de março de 2014, e nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre as novas normas internacionais de contabilidade e a importância de sua adesão.

2. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam, entre outros pontos: (a) o novo modelo de padrão mundial; (b) a adesão do Brasil ao novo modelo; e (c) quais os impactos que trará para a empresa.

Vários países vêm aderindo às normas internacionais de contabilidade. É uma linguagem contábil global para servir de base nas negociações entre os países ajudando no incremento do comércio entre as nações. O benefício proporcionado pela adoção de um único conjunto de normas contábeis para toda a comunidade internacional é uma maior transparência e confiança nas informações.

O IASB – Internacional Accounting Standards Board (organização internacional sem fins lucrativos responsável pela edição e atualização das normas internacionais de contabilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com