TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Halford Mackinder 1861 a 1947

Por:   •  14/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Poder Terrestre.

Professor:

Disciplina : Geopolítica

Aluna:

Ciências Contábeis Turma: CT3P/ Q51

Cuiabá

2015

Halford Mackinder (1861 a 1947);

Autor da teoria do poder terrestre - 1904, atualmente é considerado um clássico da geopolítica e da estratégia, em que colocava em pauta se o poder marítimo poderia ultrapassar o poder marítimo. O geógrafo defendia a teoria do poder terrestre como um poder superior, que poderia vencer o poder marítimo e ao mesmo tempo anexá-lo, tornando-se um único poder o anfíbio, ou seja, um poder terrestre e marítimo ao mesmo tempo. Mackinder via o mundo como um único sistema político, com uma única história baseada na causalidade da geografia e nas disputas pela supremacia do oceanismo versus o continentalismo, para o geógrafo, os processos históricos, desde a antiguidade, poderiam ser em parte explicados observando a rivalidade entre os poderes terrestres e marítimos, pois as potências terrestres procuravam se expandir pelo interior dos continentes, já as potências marítimas tentavam dominar as regiões litorâneas para manter as potências terrestres dentro dos continentes. A exemplo dessa rivalidade temos a Guerra dos 7 anos (conflito ocorrido entre 1756 e 1763, sua origem está nas disputas econômicas e territoriais, lutando pelo predomínio econômico e militar global), entre a Inglaterra com poder naval e a França com poder terrestre.

Na teoria do Heartland, Mackinder afirmava o mundo como uma única unidade. Essa teoria "entrou" substituindo as idéias já existentes sobre o mundo ser composta por seis continentes e a Antártida, quatro oceanos e muitos arquipélagos e mares.

A noção de Heartland, literalmente “coração da terra”, ou também, “coração do mundo”, também chamado pelo seu mentor, de “área pivô”, antes de ser propriamente um nome dado para uma região, referia-se a um conceito teórico. Este conceito foi desenvolvido para categorizar uma

vasta região no “coração da Eurásia”, o maior de todos os continentes da Terra.

O Heartland foi definido originalmente como um vasto território, com amplo potencial para a agricultura, pecuária, extrativismo ou assentamento de grupos humanos. Além de terras férteis ou potencialmente agricultáveis, vasta reserva de recurso hídrico, planícies, estepes e florestas, a zona “pivô” da Eurásia incluía, em suas definições originais, a idéia de rios caudalosos, enormes jazidas de recursos minerais metálicos e não metálicos, do ferro e manganês ao fósforo e potássio, mas também muito relevante enorme reserva de recursos energéticos como carvão mineral e petróleo. Além de todas suas riquezas naturais era uma região sub povoada. De acordo com a Heartland (que foi também um dos conceitos chave para a teoria do poder terrestre), o mundo era composto por um único e imenso oceano, três ilhas periféricas (América do Sul, América do Norte e Austrália) e um imenso continente (o que corresponde às áreas da Europa, Ásia e África), o que constituía uma grande ilha, a World Island, ou “Ilha mundial”.

As hipóteses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com