TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise e Resumo a Teoria de Mackinder e a Teoria do Heartland

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria do Heartland

Naquela época o mundo passava por transformações socioeconômicas, com o desenvolvimento das ferrovias e dos meios de comunicação, lembrando que os oceanos eram dominados pela Marinha britânica, que era crucial para que uma ilha como a Grã Bretanha mantivesse seu grande império. Através disso Mackinder pensou que essa situação estava sendo ameaçada e se aprofundou na ideia da “Ilha Mundial”, basicamente a Europa e a Ásia controlariam esse território, um território rico em recursos inexplorados como o carbono, a madeira e outros minerais. Mackinder acreditava que se controlasse a “Ilha Mundial” conseguiria controlar o mundo, assim buscando impedir a aliança entre Rússia e Alemanha.

A teoria de Heartland que significa Coração da Terra, essa teoria foi desenvolvida pelo geógrafo inglês Halford J. Mackinder, em 1904. Mackinder defendeu a tese de que o controle dos mares não representava a chave do poderio das nações marítimas em uma conferência em Londres na Real Sociedade Geográfica. Mackinder escreveu essa teoria em um livro que chamou de Ideais Democráticos e a Realidade

Alguns países devidos as contingências geográficas, criaram meios de transportes marítimos que ajudariam tem situações comerciais e em meios de segurança também. Em relação a Europa, o domínio europeu aconteceu devido ao desenvolvimento tecnológico naval. Na opinião de Mackinder, as mudanças tecnológicas do desenvolvimento do motor à combustão e das ferrovias transcontinentais, concederam a mobilidade terrestre dentro de grandes massas territoriais.

Após a Primeira Guerra Mundial, alguns líderes se reuniram em uma conferência de paz para redesenhar as fronteiras do mundo, para assim acabar com a guerra e estabelecer a democracia. Entretanto no pensamento de Mackinder levar isso adiante, resultaria em enfrentar a realidade geográfica e tomar certas precauções, caso não fizesse isso, ele temia que deixassem a porta aberta para a Rússia ou a Alemanha dominar o Heartland e transformá-lo em uma base militar gigante.

Aliança entre Rússia e Alemanha:

A Aliança entre Rússia e Alemanha era uma preocupação geopolítica, e segundo Mackinder um acordo entre Rússia e Alemanha, os tornariam capazes a ameaçar o equilíbrio de forças no continente eurasiático, o que provocaria uma transformação das relações de poder no mundo. Lembrando que a Rússia era considerada um pivô geográfico por que possui uma massa terrestre contínua, que se estende da Europa Oriental ao Extremo Oriente, um território riquíssimo em minerais estratégicos e fatores que ajudaria às industrias da Alemanha, assim tornando possível a exploração desses recursos em benefício do desenvolvimento e da manutenção do poder militar estratégico. Por tanto uma aliança entre Rússia e Alemanha seria a junção entre recursos industriais e recursos naturais e demográficos, assim essa aliança dominaria o território eurasiático, e segundo o pensamento de Mackinder isso significaria dominar o mundo. Mackinder sintetizou seu pensamento do seguinte modo: "Quem controla a Europa Oriental, domina a Terra Central; quem controla a Terra Central, domina a Ilha Mundial; e quem controla a Ilha Mundial, domina o Mundo".

Ameaça soviética:

Em 6 de março de 1947 Mackinder morreu, porém, suas ideias seguiram muito vivas. Após seis dias, o presidente Harry Truman disse ao Congresso dos Estados Unidos que eles deveriam conter a União Soviética e ajudar aos países ameaçados pela expansão comunista. Dessa forma, o Ocidente capitalista e o Leste soviético se envolveram em uma Guerra Fria durante décadas.

Após o final da Guerra fria a teoria de Mackinder tomou outro runo, logo depois do abandono do comunismo, a economia russa estava presa entre sistemas soviéticos antigos e quebrados. Foi o ex-dissidente de direita Aleksandr Dugin, que se envolveu profundamente com as ideias de Mackinder para apresentar a Rússia como um país aprisionado em meio às ânsias de poder do Ocidente. Em 1997, Dugin expressou suas ideias em um livro chamado Fundamentos da Geopolítica. "Em geopolítica, há dois polos absolutos de poder. O poder naval, que pertence ao Ocidente, e o poder terrestre, que é a Rússia. Há uma briga para controlar Heartland. Como dizia Mackinder, quem controla o leste da Europa, controla Heartland. E quem controla Heartland, domina o mundo" disse Aleksandr Dugin.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com