TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do seguro no brasil

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

NOME

Anália Jordana Vieira

RA

4204789215

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Oswaldo Gomes da Silva Junior

Anhanguera Educacional

2015

Estrutura sugerida para a elaboração do trabalho

  1. Evolução histórica do Seguro no Brasil;

O seguro no Brasil começou em 1808 coma abertura ao comércio internacional. A primeira companhia de seguros no país tinha como objetivo o seguro marítimo.

Com a vinda da Lei n° 556, de 1850, surgiram várias seguradoras, operando também no seguro terrestre e de vida. Para proteger os bens econômicos do país, em 1895, a Lei n° 294, exigiu que as reservas técnicas fossem constituídas e aplicadas no Brasil, para fazer frente aos riscos aqui assumidos. Com o Decreto n° 4.270 de 1901, conhecido como "Regulamento Murtinho", uniformizou o funcionamento das companhias existentes ou que viessem a existir no território nacional.

Ficou sobre a responsabilidade da Superintendência a fiscalização preventiva a documentação da sociedade a autorização para funcionar, e a repressiva como forma de inspeção direta e periódica, dessas sociedades. Com a Lei nº 3.071 de 1916 houve no "Código Civil Brasileiro", um capítulo dedicado ao "contrato de seguro".

Os fundamentos elaborados pelo Código Civil e pelo Código Comercial contribuíram para o chamado Direito Privado do Seguro. Esses fundamentos ajudaram nos princípios do contrato e regularam os direitos e obrigações das partes, evitando os conflitos entre as partes.

Com esses princípios fundamentais o desenvolvimento da instituição do seguro foi garantido.

  1. Seguro: definição e características gerais;

Seguro é um contrato que uma das partes, no caso o segurador, tem por obrigação indenizar a outra parte, o segurado, através da ocorrência de determinado sinistro, na troca de recolhimento do prêmio de seguro.

As características gerais se classificam como:

Previdência: proteção contra danos e perdas que possa atingir pessoas ou patrimônio.

Incerteza: dúvida se ocorrerá ou quando ocorrerá o sinistro para o contratante da proteção do seguro.

Mutualismo: conjunto de pessoas interessadas em seguridade, unindo para formar uma massa econômica a fim de suprir eventuais riscos a algumas delas.

  1. Seguro de Automóvel: definição e características específicas;

Seguro de automóvel é a garantia de perdas ou danos causados aos veículos terrestres movidos a motor, junto a seus reboques, excluindo os movidos sobre trilhos.

A cobertura básica destaca-se por colisões, incêndio e roubo.

Este seguro pode possuir cobertura estendida para prejuízos a terceiros, acidentes pessoais aos passageiros, assistência 24 horas e reposição do veículo em caso de sinistro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com