TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História, conceitos e evolução da Teoria da Contabilidade, no âmbito nacional e internacional

Relatório de pesquisa: História, conceitos e evolução da Teoria da Contabilidade, no âmbito nacional e internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 1:

História, conceitos e evolução da Teoria da Contabilidade, no âmbito nacional e internacional.

A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Pois ao notarem que rebanho de ovelhas na época tinha específicos valores, queriam de certa forma fazer com que suas riquezas aumentassem cada vez mais, e com isso a contabilidade passou a ser evidenciada para avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza.

No entanto no início de tudo não existiam números, nem escrita e, muito menos moedas, desde então o homem teve uma ideia para poder suprir as necessidades daquela faze fazendo uso de pedrinhas, para poder contar cada cabeça de ovelha que hoje em dia é chamado de inventário.

Esta pode ser chamada de fase empírica da Contabilidade, em que se utilizavam desenhos, figuras, imagens para identificar o patrimônio existente.

Com o passar do tempo, o homem começa a fazer marcas em árvores e pedras, podendo, assim, conferir seu rebanho em termos de crescimento, de extrativo de ovelhas.

O primeiro contato, propriamente dito da Contabilidade com o Brasil se deu devido à necessidade de controlar as transações mercantis. A partir daí a Contabilidade evoluiu muito e conseguiu regulamentar a profissão, desenvolveu princípios e normas, para que se tornasse uma Ciência em seu aspecto profissional buscando, assim, mostrar a sua necessidade para o desenvolvimento do país.

No entanto a contabilidade no Brasil tem sofrido algumas alterações, com intuito de tornar-se uma linguagem global. O constante avanço ocorrido na sociedade, aliado a globalização, tem provocado alterações substanciais na Contabilidade. Dessa forma, as economias estão mais interligadas e os países estão em busca de uma parametrização contábil

em âmbito internacional. Em virtude disso, a contabilidade evidencia-se como aos seus usuários externos e internos informações padronizadas sobre a situação econômica e financeira das entidades. Dessa maneira percebe-se que a contabilidade no Brasil segue o seu curso rumo à evolução.

Pode-se afirmar, sem medo de errar, que nossa legislação contábil, no que se refere às demonstrações contábeis que devem ser publicadas todo ano, principalmente para as sociedades de capital aberto, é uma das mais aperfeiçoadas do mundo. Que aborda leis que versa sobre as sociedades anônimas (S.A) e empresas de grande porte. As sociedades anônimas que veio para atualizar as normas contábeis brasileiras, avançando na harmonização com os pronunciamentos internacionais; aprimoramento das práticas de governança corporativa, visando preservar os interesses dos investidores; garantir o direito público a informação sobre negociação de valores mobiliários e sobre as companhias emissoras; e assegurar a equidade no mercado de valores mobiliários.

Etapa 2:

Objetivo da contabilidade, principais usuários e suas necessidades, e as características qualitativas das demonstrações contábeis.

O objeto da contabilidade é o estudo do Patrimônio administrável considerado sob o ponto de vista econômico e jurídico e ainda seus aspectos quantitativos e qualitativos, podendo ser estabelecido como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos a entidade objetivo da contabilidade. O objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

Informação estruturada significa que a contabilidade não fornece dados e informações de forma dispersa e apenas seguindo as solicitações imediatas dos interessados, mas sim que o faz de maneira estruturada dentro de um esquema de planejamento contábil em que um sistema de informação é desenhado, colocado em funcionamento e periodicamente revisto, tendo em vista parâmetros próprios.

Os usuários podem ser internos ou externos, eles fazem uso de modo que possa satisfazer suas necessidades de informação sendo eles investidores, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governo e suas agências e o público que de certa forma busca garantir controle e agilidade ao resolver problemas do cotidiano variando pela necessidade de cada um, normalmente as principais necessidades é de como investir pelo qual se preocupam com o retorno manter-se instável quanto a lucratividade. Embora nem todas as necessidades que são comuns a todos os usuários. Como os investidores contribuem com o capital de risco para a entidade, o fornecimento de demonstrações contábeis que atendam ás necessidades também atenderá à maior parte das necessidades de informação de outros usuários.

As características qualitativas das demonstrações contábeis são quatro sendo: Compreensibilidade, Relevância, Confiabilidade e Comparabilidade.

• A Compreensibilidade – uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que os usuários tenham um conhecimento razoável dos negócios, das atividades econômicas e de contabilidade e, a disposição de estudar as informações com razoável diligência.

• A Relevância diz respeito à influência de uma informação contábil na tomada de decisões. Dependendo da natureza e também da materialidade.

• A Confiabilidade exige que as informações sejam apresentadas da forma mais apropriada possível, retratando adequadamente o que se pretende evidenciar.

• Quanto à comparabilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com