TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de teoria de sistemas

Trabalho acadêmico: O conceito de teoria de sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 5

TEORIA DOS SISTEMAS

Sistema - Para a Administração, sistema e um todo constituído de partes- elementos. Podemos dizer ainda que sistema seja o todo composto de vários sub-sistemas.

Teve inicio com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968. Seus primeiros escritos sobre a teoria sistêmica datam dos anos 1920. Bertalanffy desenvolveu uma interessante abordagem na qual destacou a ocorrência dos sistemas na física, na biologia e nas ciências em geral. Sofreu sérios ataques de críticos cientistas, que viam na Teoria dos Sistemas pouca importância, nada que a matemática não resolvesse. O enigma e saber se esse todo este sistema este organizado ou não.

Todo sistema se encontra em estado de equilíbrio ou não. Os estados de equilíbrio chamaram de homeostasia. Ao estado de desequilíbrio chamamos de entropia. A homeostase é obtida por meio de dispositivos de retroação (feedback).

Podemos considerar como fatores que estimulam o estado de equilíbrio, o nível de satisfação dos funcionários na empresa, um produto que atenda aos interesses dos consumidores, um aumento salário, uma liderança.

TEORIA DA MATEMÁTICA

A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão que a antecede, conhecido também como PO - Pesquisa Operacional. O processo decisório é o fundamento básico da Teoria Matemática, constituindo no campo de estudo da

Teoria da Decisão. A tomada de decisão é estudada sob duas perspectivas: a do processo e a do problema:

Os campos de aplicação da PO são:

1-Pessoas: relações de trabalho, decisões individuais e pesquisa de mercado;

2- Pessoas e maquinas: fluxos de produção, métodos de controle;

3- movimentos: estimativas de transporte,logística e comunicações.

Processo decisório

Perspectiva do problema: Concentra-se na solução do problema. No que é, e o que deveria ser. Todo problema administrativo equivale a um processo de decisão.

Perspectiva do processo: Objetivo é tomar a melhor decisão

TEORIA CONTIGENCIAL

A Teoria contingencial nasceu a partir de uma série de pesquisas realizadas por Alfred D. Chandler – sobre estratégia e estrutura organizacional e T. Burns e G.M. Stalker: sobre organizações mecanísticas e orgânicas, pesquisa de F. E. Emery e E.L. Trist: sobre os contextos ambientais e suas conseqüências para as organizações e P.R.Laurence e J.W. Lorsch: sobre a defrontação entre organizações e ambiente feitas para verificar quais os modelos de estrutura organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias.

É com a Teoria da Contingência que acontece o deslocamento da visão de dentro para fora da organização: a ênfase dada para o ambiente e as demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional.

▪ Estrutura burocrática organizada a partir de uma minuciosa divisão de trabalho. A organização se caracteriza por ciclos de actividades rotineiras que se repetem indefinidamente.

▪ Cargos ocupados por especialistas nas respectivas tarefas com atribuições fixas, definidas e delimitadas. Cada um executa sua tarefa como se fosse distinta e separada das demais.

▪ Centralização das decisões: tomadas somente pela cúpula da organização

▪ Hierarquia de autoridade rígida: com pouca permeabilidade entre os níveis hierárquicos, autoridade baseada na posição.

▪ Sistemas rígido de controle: com estreita amplitude administrativa pela qual cada supervisor tem um numero determinado de subordinados.

▪ Sistema simples de comunicação: o fluxo de informação quase sempre conduz mais ordens de cima para baixo do que dados e retorno de baixo para cima.

▪ Predomínio da interacção vertical: entre superior e subordinado.

▪ Ênfase nas regras e nos procedimentos: formalizados por escrito e que servem para definir os comportamentos das pessoas

▪ Ênfase nos princípios universais da gestão: princípios funcionam como norma sobre como a empresa deve ser organizada e dirigida

• Estrutura organizacional flexível e adaptável

• Os cargos são continuamente modificados e redefinidos

• Descentralização das decisões

• Hierarquia flexível

• Amplitude de comando do supervisor e extensa

• Maior confiabilidade nas comunicações informais

• Predomínio da interacção lateral e horizontal

• Ênfase nos princípios do bom relacionamento humano

Na realidade as organizações orgânicas funcionam como um sistema vivo, aberto e complexo, extrovertido e voltado principalmente para a sua interação com o ambiente externo. A adaptação e o ajustamento as demandas ambientais provocam constantes mudanças internas na organização a organização mecanísticas funciona como um sistema mecânico, fechado e introspectivo, determinístico e racional, voltado para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com