TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Contabilidade

Seminário: História da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Seminário  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

A história da contabilidade é muito antiga. O homem primitivo enxergou a necessidade de efetuar registros para controlar seus pertences, que podiam ser desde os animais de criação até os objetos utilizados para caçar, pescar e etc., originando assim o diário contábil que ao longo dos anos foi se aprimorando. Essa era a alternativa para saber quais os rendimentos do seu patrimônio, e qual a forma mais simples de multiplicá-los.

Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na antiga Mesopotâmia, região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, atual Iraque, foi o começo dos registros realizados pelo homem.

Os primeiros fatos contábeis foram feitos pelos Egípcios numa planta típica da região chamada papiro.

Os primeiros a desenvolverem as trocas com bases monetárias e simplificarem os registros através de símbolos foram os fenícios que navegavam pelo mediterrâneo expandindo as suas redes de comércio.

Da Península Itálica vieram os romanos que se expandiram por toda a Europa, norte da África e Oriente Médio, levando o maior e mais desenvolvido Sistema Jurídico de Contabilidade.

Lucas Pacioli foi um frade franciscano autor de uma obra que expõe o método das partidas dobradas, ajudando no crescimento da contabilidade.

O Método das Partidas Dobradas fala que para cada crédito lançado é necessário um débito em contrapartida, e que quando o débito aumenta ou diminui o crédito deve caminhar da mesma forma ou seja, os dois com os valores iguais. Esses lançamentos nos mostra que não há devedor sem credor e faz jus ao nome "Partidas Dobradas".

Os primeiros contadores em solo brasileiro foram provedores da fazenda que chegaram após a descoberta do Brasil, e acumulando esses cargos foram os nossos primeiros colegas de profissão.

O ensino da contabilidade no Brasil, teve início em 1810 com a vinda da família real, e foi denominado Aula de Comércio da Corte.

A mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil que se tem notícia no Brasil é a Associação dos guarda livros da corte, fundada em 18 de abril de 1869 na cidade do Rio de janeiro.

Também no Rio de Janeiro, em 1924, foi realizado o primeiro Congresso Nacional de Contabilidade.

Depois de muitas lutas para o reconhecimento da atividade de contabilidade, finalmente com o presidente Eurico Gaspar Dutra, foi aprovado o projeto de Lei 9295/46, reconhecendo assim uma das profissões mais antigas do Brasil.

O primeiro instrumento conhecido para uso dos contadores foi o ábaco, que surgiu a cerca de 3500 anos atrás. Seu nome quer dizer contador em grego, e tinha a função de facilitar alguns cálculos, era constituído por varetas com pequenas bolas.

A primeira máquina auxiliadora de cálculo surgiu em 1642, ela foi desenvolvida pelo francês Blaise Pascoal, e foi se aperfeiçoando ao longo dos anos.

Em 1901 foi desenvolvida a máquina de contabilizar por Rolcom Elise, chamada na época de máquina Elise, a propulsora da máquina de contabilizar.

Mecanógrafo ou datilógrafo é o nome técnico dado a máquina de escrever, inventada em 1714 por um engenheiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com