TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Contabilidade

Seminário: História da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Seminário  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

A contabilidade é uma ciência nobre e antiga, por isso se faz necessário uma abordagem mais afinco de suas origens.

Desde os primórdios da humanidade o homem ao inventar as armas para caça e pesca começou a se preocupar com a quantidade de seus bens.

"Ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estavam praticando uma forma rudimentar de contabilidade" (IUDÍCIBUS, 1981, p. 29).

De acordo com Iudícibus pode-se perceber que desde a antiguidade o homem tem preocupação com o seu patrimônio, do meu e seu, como acontece atualmente. Na medida em que suas atividades se tornavam mais complexas sua maneira de contabilizar ia se aperfeiçoando.

Logo após que surgiram as primeiras manifestações de arte, através das gravuras, no término da Era da Pedra Polida o homem registrava nas paredes de suas cavernas os animais que eram caçados ao longo do dia, iniciando assim um processo de contagem numérica.

Mas os primeiros registros completos da contabilidade surgiram na civilização Sumério-Babilônia onde faziam seus registros nas peças de argila, foi então considerado o nascimento da contabilidade.

"É claro que a contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda" (IUDÍCIBUS, 1981, p. 30).

Com o surgimento da moeda e a larga extensão da compra, venda e escambo os egípcios tiveram um papel de extrema importância, onde utilizavam papiros para efetuar suas escriturações com valores monetários tornando assim a contabilidade cada vez mais dinâmica.

Os gregos evoluíram a forma de contabilizar dos egípcios, com a apuração de saldo, confrontando as costas de custos e despesas estendendo para a administração pública e bancária.

No período Medieval, denominado "Era Técnica" devido às grandes inovações houve o aperfeiçoamento e o crescimento da contabilidade, devido ao advento do capitalismo. Nessa época havia uma maneira rudimentar de débito e crédito.

Em novembro de 1494, o franciscano italiano frei Luca Pacioli publicou a primeira literatura contábil "relevante", consolidando o método das Partidas Dobradas, com expressões de causa e efeito do fenômeno patrimonial com os termos de Débito e Crédito.

O conceito de dualidade freqüentemente utilizado para justificar as partidas dobradas apenas exige que sejam reconhecidos dois lados de cada transação. Isto poderia ser com igual facilidade feita numa única coluna, usando-se sinais positivos e negativos, quanto em duas colunas com débitos e créditos.

Vale salientar que nessa época vários eram os folhetins publicados por diversos autores sobre a contabilidade, mas nenhum foi tão completo quanto ao do frei, sendo que o mesmo não descobriu as Partidas Dobradas, mas sim aprimorou a conhecimento sobre o citado assunto, pois elas já eram conhecidas e usadas desde o século XIII.

A história da contabilidade nos mostra que com a evolução do homem e com a criação de métodos cada vez mais complexos a contabilidade se tornou um alicerce para que a evolução acontecesse, deixando de ser primitivo e passando a raciocinar de uma forma organizada, pilar importante para o mundo capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com