TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da contabilidade

Ensaio: História da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Ensaio  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 01 aulas 01 a 04

1) Descreva sobre a história da contabilidade. A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. A história da contabilidade, que segundo historiadores e estudiosos, se divide em quatro períodos: contabilidade do mundo antigo, contabilidade do mundo medieval, contabilidade do mundo moderno e contabilidade do mundo cientifico. A criação da contabilidade é normalmente atribuída ao Frei Luca Pacioli que, em 1494, escreveu o método das Partidas Dobradas é proposto como mecanismo de controle Patrimonial. Embora historiadores afirmem que o método das partidas dobradas já estivesse em aplicação em diversos centros comerciais Italianos, a obra de Frei Pacioli, ilustre matemático da época e autor da primeira obra impressa sobre matemática, serviu para sistematizar e popularizar a contabilidade.

2) Imaginavam que a contabilidade deveria dedicar-se ao estudo das contas, estamos falando:

a) – Contista

b) - Controlista

c) – Personalista

d) –Aziendalista

3) Admitiam que a instituição, a empresa, são os objetos de nosso estudo e que a Contabilidade nada mais faz que inserir-se em um complexo de matérias que se aplicam ao campo celular social:

a. – Contista

b. - Controlista

c. – Personalista

d. –Aziendalista

4) Reconheceram que o objeto de estudos da Contabilidade é o patrimônio, enquanto riqueza gerida para cumprir o fim aziendal.

a. – Contista

b. - Controlista

c. – Patrimonialista

d. –Aziendalista

5) Fale sobre Frei Luca Pacioli. O ano de 1494 é o Foi o ano que Pacioli, com 49 anos, publicou o seu famoso livro “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti” (colecção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, proporção e proporcionalidade), conhecido apenas por “Summa”. Este livro foi impresso em Itália em 1494, apenas doze anos após o aparecimento, em Veneza da primeira edição impressa dos “Elementos” de Euclides. Enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. A obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade. A obra de Pacioli não só sistematizou a Contabilidade, como também abriu precedente que para novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto

6) O que você entende por “partida dobrada”. A primeira obra sobre as partidas dobradas foi escrita em Veneza, no ano de 1494. É seu autor o franciscano Luca Paciolo, matemático, nascido em San – Sepolcro, pequena cidade da Toscana, entre 1445

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com