TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IAS 01 - Apresentação das demosntrações

Por:   •  13/5/2015  •  Artigo  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância – Polo Acaraú

Atividade Prática Supervisionada

Contabilidade Internacional

Acaraú – CE, 10 de abril de 2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. ETAPA 1 – CONTABILIDADE INTERNACIONAL......................................................3

3. ETAPA 02 – DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS........................................................5

4. ETAPA 03 – ESTOQUES        8

5. ETAPA 04 - ATIVOS INTANGÍVEIS .............................................................................11

6. CONCLUSÃO        12

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.        14


  1. INTRODUÇÃO

        A contabilidade não apresenta uma linguagem homogênea em suas informações, ela varia conforme o país, pois é influenciada significativamente pelo meio em que está inserida. A linguagem das demonstrações financeiras é diferenciada, por exemplo, pelo nacionalismo, ordenamento jurídico, estrutura de financiamento e normatização contábil.

        Neste contexto, a origem da Contabilidade Internacional se deu em função da necessidade de convergência das normas contábeis para um padrão único, que objetiva a transformação de relatórios (obedecendo a diferentes regras normativas), conforme os interesses comerciais relacionados a operações de exportação/importação ou entre empresa matriz e filial situada no exterior, entre outros casos.

        Atualmente o órgão responsável pela revisão e emissão das normas internacionais de contabilidade é o IASB. Em 2001, ele adotou e revisou o IAS (International Accounting Standards - Padrões Contábeis Internacionais) e passou a emitir os IFRS (International Financial Reporting Standards - Padrões de Divulgações Financeiras Internacionais).

        Obedecendo ao desafio proposto nesta Atividade Prática Supervisionada – ATPS – da Disciplina de Contabilidade Internacional apresentamos ao longo deste relatório o desafio das empresas brasileiras para se adaptarem as normas contábeis internacionais, bem como os IAS 1 que trata da Apresentação das Demonstrações Financeiras, IAS 2 – que trata dos Estoques  e IAS 38 – sobre os Ativos Intangíveis.

  1. ETAPA 01: CONTABILIDADE INTERNACIONAL

A contabilidade é uma área influenciada significativamente pelo meio em que está inserida, tanto é, que é considerada uma ciência social aplicada. No entanto, nos últimos anos, tem-se trabalhado na convergência das normas contábeis para um padrão único.

Atualmente, o órgão responsável pela emissão das Normas Internacionais de Contabilidade é o IASB. Os documentos emitidos por este órgão recebem o nome de IAS e uma numeração específica para cada tema.

Visando à harmonização das normas contábeis, no Brasil, a nova Lei das Sociedades por Ações – Lei Nº. 11.638/07 abriu definitivamente o “acesso” para a convergência aos padrões internacionais. Nesse contexto, os contadores brasileiros são desafiados a serem conhecedores da legislação vigente e atuarem de acordo com esta, ao mesmo tempo em que fazem um contraponto com a cultura local.

2.1. Quais os desafios para o contador frente à contabilidade internacional?

Com a crescente globalização da economia e dos negócios internacionais, o contador deve ser conhecedor da política contábil internacional e nacional e estar apto para atuar em consonância com estas.

 O contador deve ser visto como um transmissor de informações e dados essenciais para o sucesso empresarial. Frente a essa necessidade deve ser portador de habilidades linguísticas, o que pode ser colocado como um desafio, seguido das diferenças culturais e legislativas de outros países, normas de contabilidade diferentes, habilidades nas áreas de Tecnologia de Informação (TI) e implantação, supervisão e validação de arquivos digitais.

  1. Quais os desafios para as empresas brasileiras?

Segundo Júnior (2009): “Um dos desafios na adoção das normas, com base em princípios como as IFRS, é alcançar a consistência no entendimento e, portanto, na aplicação dessas normas”.

Assim, os principais desafios para as empresas brasileiras estão na adaptação à convergência aos padrões internacionais exigidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, por meio das Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC. Esse é um procedimento adotado para diminuir as barreiras entre os países e facilitar os procedimentos empresariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com