TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS DA TERCEIRIZAÇÃO NO CENÁRIO EMPRESARIAL

Por:   •  26/11/2017  •  Resenha  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

IMPACTOS DA TERCEIRIZAÇÃO NO CENÁRIO EMPRESARIAL

O processo de terceirização surgiu durante a segunda guerra mundial, onde os fabricantes de armamentos estavam com uma demanda muito grande e se viram necessitados de contratar empresas prestadora de serviços para auxilar em serviços que não fossem de produção de armamentos.

Desde então a operação foi se aperfeiçoando, o processo de terceirização sempre foi focada na prestação de serviços alheios, que não fossem da atividade fim da empresa. Com a terceirização das atividades que não são o foco das empresas, elas conseguem concentrar-se em seu produto estratégico.

Porém, quem procura terceiriza o serviço está em busca de redução de custos diretos e indiretos e elevação no nível de eficiência dessa atividade, porém não é sempre que essas duas coisas andam juntas, a terceirização nem sempre é a melhor opção quando se busca a eficiência no serviço prestado.

Com a nova lei que foi aprovada no ano de 2017 as condições de trabalho ficaram mais precárias para os empregados, acarretando a diminuição dos direitos e salários. Em média, os terceirizados recebem salário 24,7% menor do que dos empregados diretos, e trabalhando mais, ou seja, isso acarretará em maior desemprego pois as empresas prestadora de serviços que perdem o contrato com a tomadora, costumam abandonar seus empregados . Por tanto, com essa nova lei as empresas pagaram menos pela mão de obra, sem ter que se preocupar com outros encargos trabalhistas. A terceirização também influência em potencializar o risco de acidentes de trabalho.

Por outro lado, na visão das empresas, a terceirização de serviço possui muitos benefícios pois, não irá se preocupar com encargos trabalhistas, o serviço prestado será com um custo menor do que se o serviço fosse direto, possui um contrato com a prestadora de serviço onde, a maioria das vezes nunca sai perdendo, por exemplo: uma funcionária falta, seja justificado ou não, quem arca com a despesa é a empresa prestadora de serviço. Porém, com a terceirização o serviço a ser executado pode ter uma decadência maior do que se o serviço fosse direto, visto que a permanência média de terceirizados no emprego é menor do que a do trabalhador direto. E outro ponto a ser considerado com desvantagem é que, os terceirizados podem não estar devidamente legalizados e registrados, com isso a empresa tomadora do serviço pode ser autuado pelo Ministério do Trabalho ou sofrer ações trabalhistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com