TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

Artigos Científicos: IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Mais de dois terços dos exportadores têm cenário desfavorável, diz Fiesp

Valor Online

20/09/2006 14:14

SÃO PAULO - Apesar de as exportações brasileiras estarem crescendo este ano em relação a 2005, 77% dos setores que vendem suas mercadorias no mercado internacional não contam com um cenário favorável para continuar exportando. A informação faz parte de um estudo divulgado hoje pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Segundo a entidade, as exportações brasileiras vêm crescendo baseadas no aquecimento da economia global, em especial a asiática, o que está sendo refletido em uma demanda maior por commodities e insumos industriais básicos brasileiros. Atualmente, de acordo com o estudo, os preços de exportação se encontram 6,5% acima da média observada no período compreendido entre 1980 e 2006.

Os preços maiores, segundo a Fiesp, é que estão compensando a valorização do real (que já ultrapassou a marca de 30% desde 2004) e que vem prejudicando as receitas de exportação das empresas brasileiras.

A entidade acredita, no entanto, que os preços poderão cair, o que montaria um cenário preocupante para as vendas externas a partir do Brasil. "A sustentação dos atuais patamares de preços das exportações é um tanto quanto frágil, pois o atual movimento de preços de commodities é normalmente passageiro e, quando estes iniciarem um processo de reversa, a tendência seria uma rápida deterioração das receitas de nossas exportações", alerta o estudo da Fiesp.

Diante disso, a entidade afirma que o mercado externo está favorável para poucos setores exportadores, mais especificamente para aqueles cujos preços estão mais de 10% acima da média observada entre 2000 e 2006. Dos 31 setores analisados, somente sete estão neste grupo, ou 23% do total.

Já para os dez setores que exportam seus produtos a um preço exatamente 10% maior do que a média dos últimos seis anos, o mercado não está favorável, conforme a Fiesp. Porém, esses setores ainda têm condições de manter suas margens e sustentar as exportações.

Por sua vez, 14 setores cujos preços de vendas externas se encontram em um nível menor do que 10% sobre a média analisada não têm sequer condições de manter seus negócios.

Os dados fazem parte do estudo "Desempenho das Exportações: Até quando vai o crescimento?", elaborado pela Fiesp.

(Murillo Camarotto | Valor Online)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com