TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

É um sonho do brasileiro ter independência financeira através do próprio negócio. Muitos empresários nascem deste sonho e, no Brasil, temos vivenciado muitas mudanças em relação a incentivos e políticas em favor aos Pequenos Negócios, como a criação de leis e medidas, que têm proporcionado uma verdadeira revolução no ambiente desses empreendimentos. Assim, a cada ano, tem ocorrido maior aumento na criação de novas empresas e de optantes pelo SIMPLES Nacional (regime fiscal diferenciado e favorável aos Pequenos Negócios). Dados do SEBRAE afirmam que em dezembro de 2012 haviam 7,1 milhões de pequenas empresas, 26% acima do verificado em 2011 que já havia superado 30% de 2010.

O aumento das MPE’s vem gerando grande impacto na economia nacional, em termos de competitividade, através da maior oferta de empregos e melhores salários, ampliação da massa salarial e da arrecadação de impostos, a melhor distribuição de renda e o aumento do bem-estar social.

Apesar de novas empresas estarem surgindo, ainda é grande o índice de falência nos primeiros anos de funcionamento. Estudos dizem que a falta de conhecimento administrativo, financeiro do empresário, de planejamento estratégico colabora de forma significativa para um péssimo desempenho financeiro são os principais fatores para a ocorrência da falência.

Segundo estudo (SEBRAE, 2013), cerca de 24,5% das empresas, em âmbito nacional, fecham entre os dois primeiros anos de atividade. Apesar da taxa de mortalidade ter diminuído 2% em relação ao primeiro ano estudado, a cada dia, deparando-se com o cenário econômico brasileiro de alta competitividade e elevada carga tributária, as empresas encontram-se com maiores dificuldades para permanecerem no mercado e obterem sucesso.

A implementação do controle interno viabiliza um maior gerenciamento da atividade da empresa, demonstrando a atual situação da empresa tanto no âmbito financeiro quanto no operacional, possibilitando ao empreendedor ou microempresário poderosa ferramenta nas tomadas de decisões, e a transparência em seu negócio.

Como sabemos e acreditamos que desta instituição de ensino sairão futuros empreendedores, o objetivo deste trabalho é mostrar e fazer com que entendam a importância da contabilidade e dos controles internos para a sobrevivência das empresas. E, assim, contribuir para a diminuição do índice de mortalidade das MPE’s.

Este trabalho foi elaborado através da revisão bibliográfica e coleta de experiências profissionais neste assunto.

2. IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Muitas são as formas em que as empresas, seus sócios e administradores podem ser condenados por leis comerciais, civis e penais pelo fato de não manter em ordem sua Contabilidade. Seja pelo motivo de não levar a sério a documentação relativa à transação operacional, fazer negócios fora do objeto social, misturar ou confundir bens particulares do sócio e da empresa, cometer desvios, ou até mesmo, efetuar contratação de um profissional despreparado.

A Contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Se os atos do administrador são corretos: documentação adequada, transações negociais dentro do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com