TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 10

Atividade Práticas Supervisionadas ATPS –

Contabilidade Básica

Professor de ensino à distância (EAD): Hugo David Santana

ADILSON SOUZA COSTA RA 6578309360

ANATHÉLCIA VOLTARELLI BEME RA 6791441850

CINTIA EDUARDO RA 6959441932

JORGE AUGUSTO ARENAS RA 6782391661

PRISCILLA ELIZABETE CAMARGO RA 6942016021

RONI DONIZETI ASTORFO RA 6578316718

PIRASSUNUNGA / SP

2014

INTRODUÇÃO

A contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla, interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não.

È objetivamente um sistema de informações e avaliações destinado a prover seus usuário com demonstrações e análises de natureza econômica , financeira, física e de produtividade, com relação a entidade objeto de contabilização, que visa fornecer informação de utilidade na hora de tomar decisões econômicas. Tratando de estudar o patrimônio e traduz os seus resultados nas chamadas demonstrações financeiras, que resumem situações econômicas.

A contabilidade é considerada uma ciência tendo em conta que fornece conhecimento verdadeiro (sistemático, verificável e falível), e não suposições. Por outro lado, a contabilidade também é uma técnica, tendo em conta que com base em seus procedimentos podem-se processar e aplicar os seus dados. Diz-se que o estudo científico da contabilidade teve origem em 1494, na altura em que Luca Pacioli (conhecido como Fray Luca de Borgo Sancti Sepulchri) publicou a sua obra “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni e Proportionalita”.

Relativamente ao objeto de estudo da contabilidade (o patrimônio), este costuma ser representado graficamente em forma de T: na coluna da esquerda, inclui-se aquilo que se deve (Débito), ao passo que, na da direita, consta o Crédito.

Existem dois grandes tipos de contabilidade: a financeira (externa/geral), que fornece informação sobre a situação financeira de uma empresa aos agentes econômicos visados (como é o caso dos clientes, dos investidores e dos fornecedores) e que se encontra oficialmente regulamentada, e a contabilidade de gestão (interna), isto é, aquela que é usada para calcular os custos e os movimentos econômicos no seio de uma empresa.

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora das Empresas. Ela registra, estuda e interpreta os fatos financeiros e econômicos que afetam a situação patrimonial de determinada pessoa física ou jurídica. Esta tem como objetivo principal coletar, registrar, resumir, analisar e relatar, em termos monetários, informações a cerca dos negócios das companhias. Os usuários da contabilidade são as pessoas que se interessam pela situação financeira da empresa e buscam na contabilidade suas respostas. São: os gerentes, os investidores, os fornecedores, os bancos, o governo, empregados, os sindicatos, os concorrentes, e pessoas interessadas, preliminarmente, na rentabilidade e segurança de seus investimentos.

Sem a contabilidade não existe empresa, pois ela é o Raio-X da situação financeira, freqüentemente dentro de uma empresa os responsáveis pela administração estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso do negócio. Por isso, há a necessidade de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma tomada de decisão mais correta. Daí a grande importância da contabilidade.

PATRIMÔNIO

Patrimônio e Contabilidade significam o conjunto de bens, direitos, obrigações de uma pessoa ou de uma empresa.

Os BENS são classificados:

* TANGIVEIS (Têm forma física, são palpáveis)

* INTANGIVEIS (Bens incorpóreos, não palpáveis)

* MOVEIS (São aqueles que podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas)

* IMOVEIS (São aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição ou danos.)

Os DIREITOS representam valores a receber (O poder de exigir alguma coisa de terceiros), tais como duplicatas a receber, títulos a receber, alugueis a receber.

* As OBRIGAÇÕES são dividas que se tem com terceiros, como por exemplo, salário a pagar, imposto a pagar, as duplicatas a pagar. Tais dividam são denominadas OBRIGAÇÕES EXIGÍVEIS (compromisso que serão reclamados e cujo pagamento será exigido na data do vencimento).

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil estática, que tem por

finalidade evidenciar, de forma quantitativa e qualitativa, a situação patrimonial e

financeira da empresa num determinado momento. Geralmente é elaborado no final do

exercício social juntamente com outras demonstrações contábeis/financeiras, com a

finalidade de avaliar a gestão, mas pode ser elaborado gerencialmente no momento que

a empresa dele necessitar.O patrimônio pode ser visto no balanço patrimonial, em sua parte esquerda os BENS e os DIREITOS o lado do ATIVO (Conjunto de bens e direitos sobre os quais a empresa tem controle), e a sua direita vão discriminados as OBRIGAÇÕES que constituem o PASSIVO (As obrigações exigíveis da empresa).

PATRIMÔNIO LIQUIDO

O patrimônio liquido consiste em BENS + DIREITOS – OBRIGAÇÕES, ou simplesmente, ATIVO – PASSIVO. No patrimônio líquido

• capital a integralizar

• prejuízos acumulados

• ações em tesouraria

O capital a integralizar representa a parcela ainda não integralizada ou subscrita

pelos sócios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com