TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDUSTRIAL E COMERCIAL DE CONTA

Tese: INDUSTRIAL E COMERCIAL DE CONTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Tese  •  2.643 Palavras (11 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 11

Seja bem-vindo à disciplina de contabilidade industrial. Convido você a sair um pouco das rotinas de empresas comerciais, amplamente estudados nos conteúdos das disciplinas do curso de ciências contábeis, para agora entender como nós podemos apurar o custo de um produto industrializado e consequentemente o resultado operacional de uma indústria.

Dentre as atividades empresariais existentes há a industrial e como o objetivo da Contabilidade é manter o controle permanente do patrimônio das entidades surge a Contabilidade Industrial, que é uma ramificação da Ciência Contábil voltada para atender este ramo específico de atividade empresarial.

Antes de iniciarmos nossa disciplina pergunto: "Você saberia citar algumas características pertinentes a Contabilidade Industrial?" Sim, Não! É justamente sobre estas características que falaremos a partir de agora.

Vamos ao trabalho!

Inicialmente quero comentar sobre as principais características de uma EMPRESA INDUSTRIAL.

Partindo-se do entendimento que EMPRESA é toda atividade econômica com fins lucrativos, a EMPRESA INDUSTRIAL é aquela que se constitui com finalidade de exercer atividade industrial, ou seja, comprar matéria prima e outros e transforma-los em produtos acabados, com o objetivo de obter lucro. Como foi dito a atividade industrial caracteriza-se pela transformação de matérias-primas em produtos e através deste procedimento visa obter o lucro, para isto, ela deve exercer algumas funções supletivas, tais como:

1) Função Técnica, transformação dos materiais;

2) Função Mercantil, de compra de matérias-primas e vendas de produtos;

3) Função Financeira, de obtenção de financiamentos e aplicação de capitais;

4) Função Econômica, de aumento de seu patrimônio com lucros obtidos;

5) Função Social, de criação de empregos, bens e utilidades, etc.

Falamos sobre as funções e agora veremos a Classificação das Empresas Industriais.

companhe!

As empresas industriais podem ser classificadas de acordo com vários aspectos, sendo, sem o mais importante aquele que diz respeito à natureza dos produtos que transforma.

Assim, podemos enquadrá-las em dois grupos:

• Indústrias primárias, ou seja, de extração e de beneficiamento;

• Indústrias manufatureiras e ou fabris.

Vem daí uma infinidade de ramos industriais especializados, com o aperfeiçoamento das técnicas e desenvolvimento das ciências.

Existem outras formas de classificá-las:

o Quanto a sua importância econômica;

 Pequenas

 Médias

 Grandes

o Quanto ao regime de produção;

 Produção contínua - quando não há interrupção da produção dos produtos.

 Produção descontínua ou por encomenda.

o Quanto às fases de fabricação;

 Simples ou Monofásicas - os produtos sofrem uma única operação de fabricação.

 Complexas ou Polifásicas - Quando os produtos sofrem várias operações até atingirem o seu aspecto final de acabamento.

o Quanto à variedade de produtos;

 Produção Unitária - produzem um único produto.

 Produção Múltipla - produzem vários produtos e ou várias especificações ou variedades.

O patrimônio da empresa industrial é constituído pelo conjunto de valores que se encontram a ela vinculado ou à sua disposição, num determinado momento, com fim específico de condicionar a organização alcançar os seus objetivos.

Como nos revela a ciência contábil, os bens e direitos constituem o lado positivo ou ativo, enquanto que as obrigações constituem o lado negativo ou passivo. O excesso de valores dos elementos positivos em relação aos negativos, corresponde ao que se denomina o patrimônio líquido.

Em relação à GESTÃO DA EMPRESA INDUSTRIAL veremos um fluxo econômico dos valores e em relação à gestão empresarial e seus resultados. Começaremos com o Ciclo da Gestão Industrial.

Gestão é o conjunto de atos, tanto internos como externos, realizados pela administração da empresa, através de seus vários órgãos, tendo por finalidade a consecução dos objetivos para os quais foi ela constituída.

Essa gestão pode ser medida por períodos de tempos, que se denominam gestão administrativa, o resultado dessas ações messe espaço de tempo, denomina-se exercício.

A empresa industrial tem por objetivo o lucro, para obtê-lo ela transforma materiais (matéria prima) em novos produtos.

O processo industrial de transformação das matérias, exige a aplicação de capitais em instalações, equipamentos, ferramentas, assim como no pagamento de diversos outros desembolsos e gastos gerais para desenvolver essa ação.

Na gestão da empresa industrial devemos distinguir dois aspectos importantes:

o O financeiro e o econômico.

O financeiro diz respeito à obtenção dos capitais necessários e sua aplicação, sejam meios de produção (patrimônio), seja em custos de produção (matéria prima - salários -gastos de fabricação).

O econômico diz respeito ao custo de atividade industrial e comercial e sua conseqüente recuperação (venda dos produtos), por meio do qual se procura obter o resultado almejado, que será o lucro do empreendimento.

Acompanhe a disposição gráfica dos componentes da gestão industrial.

CONTABILIDADE COMERCIAL X CONTABILIDADE INDUSTRIAL

Na atividade comercial o custo da mercadoria vendida era fácil de ser identificado, uma vez que sua composição resulta do valor pago pela mercadoria, mais tributos não compensáveis, mais fretes pagos e seg

No caso de haver variação de estoques, aplica-se a fórmula envolvendo toque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com