TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO NAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO NAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.386 Palavras (26 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 26

ASPECTO INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho apresentado a disciplina da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Profª. Vânia de Almeida Silva Machado

Santa Luzia

2012

1. INTRODUÇÃO

Além dos conceitos básicos específicos da contabilidade, é necessárioque o acadêmico do curso de ciências contábeis tenha conhecimento sobre outras áreas que contribuem diretamente no aprendizado do bacharel em ciências contábeis e também servirão de suporte durante a atuação profissional.

Desta forma esta atividade acadêmica fará com que o aluno transitepor diversos conceitos introdutórios em ciências contábeis envolvendo a contabilidade, os fundamentos da administração, a contribuição do direito público e privado.

2. DESENVOLVIMENTO

Em relação ao período anterior, é suficiente, apenas, relatar que os homens da pré-história já tinham preocupações com controle e registro de suas riquezas, conforme demonstram várias descobertas arqueológicas de pictografia.

Para compreender claramente as atuais tendências das práticas Contábeis é necessário entender como a contabilidade desenvolveu-se no passao para enxergar como a profissão alcançou seu estâgio atual. As tendências presentes são influenciadas por circunstâncias que tiveram origem há muitos anos. (FILHO, 1999, p. 3).

2.1 Aspectos Introdutórios em Ciências Contábeis

contabilidade tem sido reconhecida por alguns autores como um tipo de linguagem. Neste sentido, parte-se do princípio de que entre o processo de evidenciação contábil e o processo natural da linguagem existam características similares que interagem neste processo e são derivados da teoria da comunicação.

3. CONCEITOS BÁSICOS

3.1 Conceito objeto e Objetivo da Contabilidade

Assim, podemos afirmar que o objeto da contabilidade é o estudo do patrimônio definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma ou mais pessoas, em seus aspectos estático ( econômico e financeiro) e dinâmico (variações sofridas pela riqueza patrimonial) e nos seus aspectos qualitativos e quantitativos visando desnudá-lo e mostrá-lo como está, no intuito de propiciar condições de intervenção no mesmo.

Para FRANCO (1997:21) a Contabilidade “é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação – necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial

Logo, o objetivo da Contabilidade é fornecer informações fidedignas e tempestivas sobre o patrimônio, e sobre o resultado da entidade aos diversos usuários da informação contábil. Nesse aspecto, vale salientar que fundamentalmente a Contabilidade deve propiciar condições para que a administração possa tomar decisões mais racionais para preservação, ampliação do patrimônio e consequente continuidade da entidade.

3.2 Escrituração Contábil

A escrituração deverá abranger todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no território nacional, bem como os lucros, rendimentos e ganhos de capital auferido no exterior.

3.2.3 Processamento Eletrônico De Dados

Os livros comerciais e fiscais poderão ser escriturados por sistema de processamento eletrônico de dados, em formulários contínuos, cujas folhas deverão ser numeradas, em ordem sequencial, mecânica ou tipograficamente.

3.2.4 Livros Comerciais

A pessoa jurídica é obrigada a seguir ordem uniforme de escrituração, mecanizada ou não, utilizando os livros e papéis adequados, cujo número e espécie ficam a seu critério.

3.2.5 Livro Diário

Sem prejuízo de exigências especiais da lei, é obrigatório o uso de Livro Diário, encadernado com folhas numeradas seguidamente, em que serão lançados, dia a dia, diretamente ou por reprodução, os atos ou operações da atividade, ou que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial da pessoa jurídica Admite-se a escrituração resumida no Diário, por totais que não excedam ao período de um mês, relativamente a contas cujas operações sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares para registro individualizado e conservados os documentos que permitam sua perfeita verificação A pessoa jurídica que empregar escrituração mecanizada poderá substituir o Diário e os livros facultativos ou auxiliares por fichas seguidamente numeradas, mecânica ou tipograficamente (Os livros ou fichas do) Diário, bem como os livros auxiliares referidos, deverão conter termos de abertura e de encerramento, e ser submetidos à autenticação no órgão competente do Registro do Comércio, e, quando se tratar de sociedade civil, no Registro Civil de Pessoas Jurídicas ou no Cartório de Registro de Títulos e Documentos Os livros auxiliares, tais como Caixa e Contas Correntes, que também poderão ser escriturados em fichas, terão dispensada sua autenticação, quando as operações a que se reportarem tiverem sido lançadas, pormenorizadamente, em livros devidamente registrados.

No caso de substituição do Livro Diário por fichas, a pessoa jurídica adotará livro próprio para inscrição do balanço e demais demonstrações financeiras, o qual será autenticado no órgão de registro competente.

3.2.6 Livro (ou Fichas) Razão

A pessoa jurídica tributada com base no lucro real deverá manter, em boa ordem e segundo as normas contábeis recomendadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com