TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

A contabilidade foi consolidada como ciência após a publicação de 1494, Contabilidade de Partidas dobradas um tratado de Frei Luca Paccioli ao qual relata fatos da contabilidade, onde expressa a causa e efeito do fenômeno patrimonial com os termos “débito” e “crédito”. Surgindo neste período a Escola Italiana de Contabilidade onde dominou o cenário contábil até século XX.

CONCEITO E FINALIDADE

Conforme Fahl et al.descreve:

“Contabilidade é a ciência social que estuda e controla o patrimônio das entidades mediante o registro dos dados, com a finalidade de oferecer informações sobre sua composição e suas variáveis.” (Fahl et al. 2009 p.2)

A contabilidade tem como finalidade registrar, controlar, acumular, resumir e interpretar os acontecimentos referente ao patrimônio, situação financeira e econômica de qualquer entidade, fornecendo informações úteis para a tomada de decisão.

Dentre os princípios da contabilidade existentes um se destaca, o princípio da entidade o qual podemos descrever que este princípio reconhece que o Patrimônio não se confundi com os dos seus sócios ou proprietários. Deve separar pessoa física de pessoa jurídica, onde pessoa física é o indivíduo comum e pessoa jurídica é a entidade empresarial.

Temos como principais usuários da contabilidade toda pessoa física ou jurídica que venha ter interesse em conhecer dados da empresa, são os usuários internos e externos.

As principais funções da contabilidade é a coleta, armazenagem e transformação de dados em informações para a tomada de decisões que podem ser de natureza econômica, financeira, física e produtiva. Através de relatórios realizados periodicamente por demonstrativos para serem avaliados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com