TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE. PATRIMÔNIO

Rondonópolis/ MT

03 /2013

Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

As constantes mudanças no cenário econômico mundial vêm desafiando as organizações a adequar suas praticas de gestão a nova realidade de mercado. Tais mudanças estão ocorrendo no campo tecnológico, político, social, ambiental, econômico, financeiro, entre tantos outros, o que exige das empresas, meios confiáveis de obter informações indispensáveis ao seu sucesso. Informações adequadas e em tempo hábil para amparar no processo de tomada de decisão.

Dessa forma, a contabilidade apresenta-se como instrumento de gestão, fornecendo as informações necessárias e auxiliando nos processos de concorrência, necessidades de aperfeiçoamento das novas tecnologias, globalização dos mercados, se tornando assim indispensável para o sucesso das empresas.

Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

A função contábil é mais bem visualizada como um insumo necessário à função financeira isto é, como uma subjunção da Administração. Esta visão está de acordo com a organização tradicional das atividades de uma empresa em três áreas básicas – produção, finanças e mercadologia. Há duas diferenças básicas de perspectiva entre a Administração e a Contabilidade uma se refere ao tratamento de fundos e a outra à tomada de decisão.

Das diferentes profissões que o contador pode atuar, qual você escolheria e por quê?

Perito contábil e demais atividades que envolvem o patrimônio das pessoas jurídicas. Pois a área em que trabalho abrange bastante essa característica da contabilidade, e me interessei muito porque todos os dias é um novo desafio, uma nova tomada de decisão.

Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.

A evolução e a importância da contabilidade no cenário brasileiro e mundial.

Desde o inicio da história da humanidade, a contabilidade já existia, e no decorrer do tempo, vem sofrendo mudanças no sentido cultural, econômico, político, social e científico. Seu desenvolvimento foi contínuo à medida que o homem buscava novas fontes para aprimorar seus conhecimentos.

De acordo com relatos de diversos autores, a contabilidade surgiu junto com a história da humanidade, existem indícios do seu surgimento há 4.500 a.C. Os povos primitivos dedicavam-se à agricultura e a pecuária e logo foram surgindo as cidades e as atividades comerciais. Devido à ação humana que gera e modifica o patrimônio, concluiu-se que a contabilidade precisava ser tratada como ciência social.

O Brasil é um país que abriga muitas dessas histórias e no decorrer do tempo as práticas contábeis nele foram ganhando força e reconhecimento. A contabilidade nesse país também nasceu com o comércio que se iniciou com a chegada da colônia Portuguesa e logo com a abertura dos portos.

Inevitavelmente, quando se fala em contabilidade da era moderna, dessa época em que muitas empresas de pequeno porte se transformaram em empresas de grande porte estando presentes quase que no mundo inteiro, conhecer a origem da contabilidade ajuda a entender a importância da mesma no processo de tomada de decisão e controle do patrimônio. Fica claro que com a globalização, padronizar os balanços e demonstrações financeiras das empresas favorece o trabalho dos profissionais da área contábil. Nesse momento é que surge o processo de harmonização das demonstrações contábeis brasileiras às normas internacionais.

Com a chegada das normas internacionais de contabilidade, o Brasil e outros países buscam proporcionar uniformidade nas demonstrações, gerando redução de custos de muitas empresas, promovendo o mercado, e gerando eficiência e eficácia para as organizações no país.

Em no máximo duas laudas redijam resumo, mencionando o que vocês entendem por “bens”, “direitos”, “obrigações” e “Patrimônio”.

O patrimônio é um conjunto de bens. Esse conjunto de bens pode pertencer a uma pessoa física ou jurídica.

Enquanto pessoas físicas possuem um conjunto de bens para uso e consumo (caneta, televisão, relógio etc...) as entidades, pessoas jurídicas de fins lucrativos (empresas) ou de fins ideais (instituições), possuem outros tipos de bens (mercadorias, maquinas, instalações, etc..).

Considerando o patrimônio de uma empresa, ele pode se apresentar de três formas diferentes:

Os bens da empresa, que estão em seu poder (computador, prédio, casa, carro, dinheiro em sua mão, maquina e etc..).

Os bens da empresa, em poder de terceiros, ou seja, os seus DIREITOS (uma venda feita a prazo (é direito seu de receber esse dinheiro, como esse dinheiro ainda não esta contigo, ele não é um bem, e sim um direito, direito de recebê-lo), o dinheiro no banco (ele não esta com você) entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com