TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Leitura Para Formação do Indivíduo e da Sociedade

Por:   •  22/3/2021  •  Dissertação  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 2

Importância da leitura para formação do indivíduo e da sociedade

Mais do que despertar o encantamento, a literatura é um universo ilimitado, capaz de abrir portas para a imaginação e para desenvolver o pensamento crítico dos alunos, formando protagonistas das próprias histórias. Ao adquirir o prazer pela leitura, o indivíduo vai ampliando seus conhecimentos e repertórios de diálogos em sociedade, a leitura de todos os tipos de textos já começam a ampliar esse universo. Textos de Jornais, Internet, de Clássicos da Literatura, Quadrinhos, Imagens e muitos outros tipos de textos.

Vivemos em um mundo com uma grande variedade de gêneros textuais, e isso só vem aumentando com o passar dos anos. Hoje as pessoas têm muito mais acesso a esses variados tipos de gêneros textuais, e com isso temos pessoas mais críticas, que expõem suas opiniões e conversam sobre variados tipos de assuntos. Ao construir o prazer de ler o indivíduo começa a despertar nele e nas pessoas próximas vontade de aprender e se aprofundar em diversas áreas e assuntos, assim, querer muitas vezes voltar a estudar e continuar um processo de formação que as vezes estava esquecido pela correria da vida.

A leitura enriquece o indivíduo e automaticamente a sociedade que ele vive, pois temos pessoas mais educadas, consequentemente haverá de ter uma sociedade melhor a cada dia. Hoje com o avanço da tecnologia, a oportunidade de crescer e se aprimorar como ser humano está muito mais fácil do que era a alguns anos atrás. A internet trouxe para a mão das pessoas livros que podem ser baixados e lidos pelo celular, diminuindo assim, a distância que existia pela falta de tempo, muitas vezes pela correria do dia de trabalho e outros afazeres.

A leitura encurta distâncias entre você e lugares que talvez você nunca pudesse conhecer, Povos, Culturas, Culinárias, Ritmos e muitas outras coisas que você com toda certeza aprenderá. Os livros podem te transportar para um universo sem fim e muito prazeroso.

E junto disso teremos pessoas e uma sociedade, muito mais ligada e antenada a tudo que acontece no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com