TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papela da Leitura na Constituição da Sociedade

Por:   •  20/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

O PAPEL DA LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DO INDIVIDUO E DA SOCIEDADE

Aluno: Fabricio Antônio dos Reis Braga

Matrícula: 20204300986

Curso: Engenharia de Produção

RIO DE JANEIRO – RJ

2021


INTRODUÇÃO

Dominar a técnica de leitura não é somente saber decifrar os códigos formados por sequência de letras, é muito mais que isso. A leitura nos faz entender o mundo e tudo que existe nele, mas para ler e entender o que quer se passar não é uma tarefa tão simples.

Dados da pesquisa Retratos da leitura do Brasil nos informa que de 2015 a 2019 houve uma redução de leitores de 56% para 52%, isso significa 4,6 milhões de leitores a menos.

A IMPORTANCIA DA LEITURA PARA A SOCIEDADE

Aprender a ler não se limita a quando somos alfabetizados nos primeiros anos da escola básica, é muito mais do que isso, é um processo contínuo que com o passar dos anos e com leitura continua nos levam a aprender interpretar um texto de maneira correta.

Para aprendermos a ler e interpretar um texto é de extrema importância que criemos o hábito desde criança, por isso a escola e a família é fundamental para esse processo, incentivar as crianças a ler fábulas infantis, histórias em quadrinhos é fundamental para o hábito da leitura.

Pessoas que tem hábitos de leitura, geralmente são mais criativas do que as que não tem esse hábito, isso se deve porque quando lemos imaginamos como seria aquilo na realidade e com isso desenvolvemos essa habilidade.

A leitura é essencial para que possamos aprender e adquirir conhecimentos, mas precisamos conseguir extrair tudo que um texto nos quer trazer, para isso precisamos ter o habito da leitura. A leitura é o caminho para que possamos nos desenvolver e nos garante um universo gigantesco para explorarmos.

Desde da infância, precisamos garantir que nossas crianças criem esse hábito, para isso as escolas, pais e a sociedade precisam garantir isso.

A escola não deve ser somente um local onde vamos aprender diversos assuntos, a escola precisa ser um local de debate e uma forma de garantir um debate de alto padrão é a capacidade de leitura e interpretação de textos, isso é uma forma de ajudar a ensinar a sociedade ler de maneira correta.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao ler, teremos um universo inexplorável e que podemos explora-los da maneira que quiser ou imaginarmos.

Por isso saber extrair do texto tudo que ele pode nos passar irá sempre importante para que possamos desenvolver nossos conhecimentos e tornar nossa sociedade que entenda maios o mundo e tudo que existe nele.

Isso nos garantirá uma sociedade mais justa.

REFERENCIAS

CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: Leitura crítico -Compreensiva, artigo a artigo/ Moaci Alves Carneiro. 22.ed. - Petrópolis, RJ: vozes, 2014.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia.  Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1985.

SOMENTE TRABALHOS ENVIADOS COMO WORD E PDF SERÃO ACEITOS!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (301.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com