TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da análise de custos para gerenciamento competitivo

Trabalho acadêmico: Importância da análise de custos para gerenciamento competitivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Estarei abordando a importância da análise de Custos para uma Gestão competitiva, também chamada de Contabilidade Gerencial onde ela gera informações para a tomada de decisões e avaliação do desempenho da empresa, irei apresentar alguns métodos de apuração como o GECON, ABC e RKW. Sabemos também que a análise de custos e de suma importância para a competitividade das empresas.

Veremos o conceito e importância da Contabilidade para administrarmos uma empresa, pois ela tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo, fornecendo assim informações úteis para a tomada de decisões.

E por último irei abordar o conceito da Matemática financeira e comercial que tem como objeto de estudo o comportamento do dinheiro ao longo do tempo, e suas principais variáveis envolvidas no processo são as taxas de juros, o capital e o tempo.

2 O CONHECIMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA PODE CONTRIBUIR PARA SUA MELHOR GESTÃO?

Sim, sabe-se que cerca de 50% das empresas abertas no Brasil encerram suas atividades em menos de dois anos da sua abertura. Isso se dá por diversos fatores, e um deles é a falta da gestão e levantamentos dos custos da empresa. É primordial que os custos sejam conhecidos e geridos para que a empresa apresente uma vida financeira saudável e duradoura.

A Contabilidade de Custos ou também chamada Contabilidade Gerencial, visa a partir dos dados gerados pela Contabilidade Financeira, gerar informações para a tomada de decisões, avaliar o desempenho da empresa, cumprimento de metas estabelecidas e orçamentos.

Dentre os métodos de apuração e análise de custos temos:

O GECON é um modelo de atuação, que compreende um sistema de informação baseado em gestão por resultados econômicos, que visa mensurar o VEE (Valor Econômico da Empresa) a qualquer momento. Este modelo de gestão permite a simulação, o planejamento e o controle da atuação da entidade com base na evolução do valor adicionado.

O Sistema de Informação do GECON utiliza fundamentalmente conceitos e critérios que atendam às necessidades informativas dos diversos gestores da empresa para o seu processo de tomada de decisão específico e que impulsionam as diversas áreas a implementar ações que otimizam o resultado global da companhia. Uma preocupação básica do sistema é espelhar em termos econômicos financeiros o que ocorre dentro das atividades operacionais da empresa.

O ABC (Activity Based Costing) é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Esta é uma metodologia desenvolvida pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980, na Universidade de Harvard. Fornece um método para o tratamento dos custos indiretos, através da análise das atividades, dos seus geradores de custos, e dos utilizadores.

Consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O uso deste método permite uma melhor mensuração dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades. Também ameniza as distorções provocadas pelo uso do rateio usado na tradicional lógica de absorção dos custos.

O RKW é um processo de fixação do preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta. Este método de custeio foi utilizado antes da determinação da Legislação fiscal e sua principal vantagem era de que qualquer aumento de um item (custo ou despesa), seria possível calcular o seu efeito no preço final do produto. No sistema RKW, além dos custos são apropriadas as despesas aos produtos. O sistema é simples, distribuem-se aos produtos os custos diretos e indiretos, pelo custeio de absorção, e as despesas de vendas administrativas, financeiras etc. Com isto a empresa chega ao total gasto na produção e venda dos produtos, considerando os gastos antes, durante e depois da produção. Neste sistema os custos e despesas são primeiramente atribuídos aos setores/departamentos de produção e em seguida alocados nos produtos. Como ferramenta de gerenciamento de custo, este custeio servirá para como base para fixar o preço de venda do produto, uma vez que, calculados os custos e as despesas, basta adicionar a margem de lucro que a empresa espera alcançar.

3 QUAL A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE CUSTOS PARA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS?

Cada vez mais surgem novas tecnologias e idéias que tornam o mercado cada dia mais competitivo. Desde o início da década de 90, muita coisa vem evoluindo, o que vem abrindo muitas oportunidades de se fazer bons negócios. Dessa forma, negociar com o outro lado do mundo ficou fácil, e os outros continentes estão ficando mais próximos. A competitividade até alguns anos atrás era entre empresas do mesmo país, hoje se tem concorrentes estrangeiros em praticamente todos os setores em que se pensa atuar. As empresas precisam lutar diariamente para encontrar maneiras de torná-las competitivas no mercado, e quando se fala em competitividade, em muitos setores o foco principal torna-se a redução de custos, por isso uma das principais ferramentas para atingir os objetivos de uma empresa visando lucratividade está análise de custos.

Toneladas de mercadorias chegam diariamente no país, tomando espaço de venda das empresas nacionais, mas se isso acontece, é porque chegam com alguma vantagem competitiva, geralmente preço menor que as mercadorias nacionais. E se um material pode atravessar o mundo e chegar do outro lado com preço competitivo, significa que as empresas nacionais precisam descruzar os braços e correr para se desenvolverem com tal velocidade que possam sobreviver ao mercado. Ocorre que atualmente, com essa evolução na concorrência, o mercado é quem faz os preços, ou seja, há décadas atrás, muitos segmentos tinham apenas uma empresa especializada, esta podia então, definir quanto o mercado pagaria por seus produtos ou serviços, somando todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com