TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

. Importância da contabilidade para as empresas

Pesquisas Acadêmicas: . Importância da contabilidade para as empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.499 Palavras (10 Páginas)  •  1.485 Visualizações

Página 1 de 10

ASPECTO INTRODUTORIOS EM CIÊNÇAS CONTÁBEIS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis Semestre. 1 da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para Produção Textual Interdisciplinar Individual.

Orientadores: Equipe de Professores do 1º semestre

SANTALUZ

2012

SUMÁRIO

1. Introdução 6

1.1. Aspectos introdutórios em ciências contábeis 6

2. Conceito da contabilidade 7

2.1. Atribuições Profissionais 7

2.2. Conselho Federal 7

2.3. Conselho Regional 7

3. Objeto da contabilidade 8

4. Objetivo da contabilidade 8

5. Escrituração Contábil 8

6. Importância da contabilidade para as empresas 8

7. Balanço patrimonial 8

8. Demonstrações Contábeis 9

8.1. Receita 9

8.2. Despesa 9

9. A missão da Empresa 9

10. A visão empresarial 9

11. Processo Administrativo 10

11.1. Planejar 10

11.2. Organizar 10

11.3. Dirigir 10

11.4. Controlar 10

12. Ambiente das Organizações 10

12.1. Macro Ambiente 10

12.2. Ambiente da Tarefa 10

13. Aspectos Jurídicos 11

13.1. Constituição Federal 11

13.2. Legislação Trabalhista 11

13.3. Legislação Tributaria 11

13.4. Legislação Sanitária e Ambiental 11

14. Principal Operação Matemática na Contabilidade 12

15. Conclusão 15

16. Referencia 16

INTRODUÇÃO

Na busca constate de supri a necessidade humana, crescer também a grande e media industria e com ela a carência organizacional da estrutura empresarial e uma dela a contabilidade.

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis.

Com o passa do tempo vai se percebendo que por de traz de numero (Contas contabeis), existe mecanismo que relatar perspectivas, problema, soluções entres outras. Que ajudar ao gestor administrativo a torma decisão de crescimento ou retração na empresa, industria, cormecio, etc.

Com o aperfeiçoamento dos fundamentos da contabilidade ao longo da sua vida tais com Conceito, Objeto, Objetivo, Escrituração Contábil, Demonstrações Contábeis, A contabilidade na gestão empresarial, A missão da Empresa, A visão empresarial, Processo Administrativo, Ambiente das Organizações, Aspectos Jurídicos, Principais Operações Matemática na Contabilidade.

O patrimônio e suas definições ficar bem clara de BENS + DIREITOS (ativo circulante) – OBRIGAÇÕES = CAPITAL LIQUIDO (passivo circulante). No razonete se localizar a esquerda o Ativo (debito) e direta o Passivo (credito).

O patrimônio como objeto científico da contabilidade, foi proposto pelos seguidores das correntes científicas do Patrimonialismo e do Neopatrimonialismo.

O patrimonialismo é a característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado.

CONCEITO

E uma ferramenta de uso continuo dentro de qualquer em empresa, comercio e industria etc. Exigindo cuidado e atenção diários para quando finda um ciclo de uma atividade seu operador (CONTADOR), possa distingui a hora de uma intervenção.

Mas de acordo com D´Áuria, a contabilidade e uma ciência que estuda e praticas as funções e orientações, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômicas. .

E Hendriksen e um processo de comunicação de informação econômica para propósito de tomadas de decisão.

No Brasil o DECRETO-LEI Nº 9.295, DE 27 DE MAIO DE 1946, regulamenta a contabilidade no Brasil e suas atribuições profissionais, criação do conselho federal e regional.

ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS

Art. 25. São considerados trabalhos técnicos de contabilidade:

a) organização e execução de serviços de contabilidade em geral;

b) escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações;

c) perícias judidais ou extra-judiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres revisão permanente ou periódica de escritas, regulações judiciais ou extra-judiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuíções de natureza técnica conferidas por lei aos profissionais de contabilidade.

Art. 26. Salvo direitos adquiridos ex-vi do disposto no art. 2º do Decreto nº 21.033, de 8 de Fevereiro de 1932, as atribuições definidas na alínea c do artigo anterior são privativas dos contadores diplomados.

CONSELHO FEDERAL

Art. 6º São atribuições do Conselho Federal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com