TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da gestão financeira e do orçamento comercial

Pesquisas Acadêmicas: Importância da gestão financeira e do orçamento comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM CIENCIAS CONTABEIS

NOME

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

ESPERANTINA-PI

2014

NOME

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

ESPERANTINA-PI

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03

2. DESENVOLVIMENTO 10

3. CONCLUSÃO 11

4. REFERENCIAS 12

1. INTRODUÇÃO

No cenário do mundo atual, observa-se cada vez mais que para sobreviver na arena dos negócios empresarias o mercado busca profissionais qualificados e com visão difusa para gerir os processos. O orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes. Mesmo que sua implantação seja complexa ele pode trazer benefícios que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa.

Atualmente no Brasil a administração de empresas é uma tarefa que cada vez mais exige muito esforço e conhecimento de seus gestores. Diversas dificuldades são enfrentadas, tais como: uma carga tributária muito pesada, competição direta com as empresas internacionais, relações econômicas em constante transformação e os altos encargos trabalhistas são alguns dos obstáculos enfrentados.

Esse trabalho tem como objetivo de mostrar a importância da gestão financeira e orçamento empresarial e as noções sobre atuária ligada ao direito empresarial, principalmente nos dias atuais, onde é exigido pelos profissionais o máximo de conhecimento e astúcia empresarial.

2. GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

A gestão financeira é uma das tradicionais áreas da gestão encontrada em qualquer organização, na qual tem as analises e decisões relacionadas co os meios financeiros necessários a atividade da organização. A função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controlo de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a rendados recursos nela aplicados.

A gestão das necessidades de caixa nas organizações, atualmente, é de grande importância, observando que as mudanças estão mais rápidas em relação a globalização e também muitas empresas vêm perdendo sua continuidade por falta de administração de caixa. O fluxo de caixa é um relatório que trabalha com informações atuais e não com dados passados.

De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões. O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa.

Com a nova conjuntura econômica mundial, é indispensável que o administrador financeiro da empresa esteja preparado para os novos desafios. Atualmente, é preciso gerenciar com competência todos os recursos financeiros disponíveis na empresa e o fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável à boa gestão das organizações. A análise da aplicação do Fluxo de Caixa nas empresas e a avaliação da capacidade informativa do Fluxo de Caixa frente à Demonstração do Resultado do Exercício, comparando as informações geradas por essa no que se reporta a gestão empresarial, reforça a idéia de que o fluxo de caixa é imprescindível à administração, pois é o mecanismo mais adequado para a obtenção das informações pertencentes aos seus ingressos e desembolsos por meio dos relatórios geridos por essa prática, servindo como ferramenta de gestão financeira e estratégica.

Existem duas formas básicas para a apresentação e elaboração do fluxo de caixa, sendo pelo método direto e pelo método indireto. O método direto possibilita-nos uma visão analítica das entradas e saídas de dinheiro em caixa e banco, mostrando efetivamente as movimentações dos recursos financeiros ocorridos no período. A grande vantagem desse método é que as informações de caixa podem estar disponíveis diariamente.

O método indireto mostra quais foram as alterações no giro do caixa sem mencionar diretamente as entradas e saídas de dinheiro. É elaborado a partir dos dois balanços patrimoniais (do início e do final do período), das demonstrações contábeis e outras informações adicionais que deverão obedecer a critérios da legislação fiscal.

Utilizar o fluxo de caixa como ferramenta de gestão é importante, devendo-se sempre levar em conta as suas variações diárias. Como o saldo do caixa na empresa não coincide com o saldo do banco, a realização da conciliação bancária diariamente vai evidenciar melhor o intervalo de tempo entre o recebimento/emissão do cheque e a respectiva operação bancária, mantendo um rigoroso controle das operações financeiras.

Entre os principais benefícios, destaca-se a importância quanto aos usuários dessas informações poderem fazer análises quanto à capacidade da empresa em honrar seus compromissos, pagar dividendos e empréstimos obtidos; à liquidez, solvência e flexibilidade financeira; à aplicação dos excessos de caixa da empresa, escolhendo as melhores alternativas de investimento; ao grau de precisão das estimativas passadas de fluxos de caixa, permitindo ao administrador visualizar a adequação ou não das decisões tomadas com reflexos monetários; ao desempenho operacional; ao efeito das transações de investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com