TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internacionalização das normas contábeis no Brasil

Artigo: Internacionalização das normas contábeis no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

O principal objetivo da Contabilidade é “o de fornecer informação estruturada de

Natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade.” Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS / IAS), maior uniformização da normatização contábil. Um dos países que buscam a convergência das normas de contabilidade nacionais com as normas internacionais de contabilidade é o Brasil. Em 1976 foi implementada a Lei n° 6.404, fato que deu início à maior normatização Contábil no Brasil, certas normas definidas por essa lei impediam que o país se adequasse mais rapidamente. O artigo tem como objetivo identificar as mudanças ocorridas na Estruturação de uma demonstração financeira: o Balanço Patrimonial; e analisar os efeitos.

Legislação societária

A legislação societária consiste em uma fundamentação legal que abrange desde as normas contábeis básicas até as exigências para elaboração de demonstrações financeiras. (HIRASHIMA, 2006, p. 9). É importante cuidar para que as empresas não façam, relatórios insatisfatórios com escassez de dados, ou que divulguem o relatório muito tempo após o fim do exercício social.

Internacionalização das normas contábeis no Brasil

No cenário globalizado, se torna cada vez mais preciso que as empresas estabeleçam uma linguagem única de mercado para facilitar os acordos de negócios.

A harmonização das normas contábeis nos diversos países facilita as interações no mercado mundial, uma vez que a globalização exige cada vez mais a redução de barreiras comerciais e o aumento de comunicação entre os países.

Balanço Patrimonial

O ativo “é o conjunto de bens e direitos de propriedade da empresa.” No lado direito do Balanço Patrimonial são constituídos o passivo e o patrimônio líquido. São os valores que a empresa tem a obrigação de pagar a terceiros no momento da avaliação (IUDÍCIBUS; MARION, 2006, p.159). O patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo de uma empresa (IUDÍCIBUS; MARION, 2006, p.163), e representa os recursos dos proprietários investidos no empreendimento e os lucros gerados pela empresa e não distribuídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com