TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução De Contabilidade

Projeto de pesquisa: Introdução De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Para as empresas a contabilidade é um grande instrumento de auxilio administrativo. Pois, dela é possível identificar através de relatórios específicos erros e acertos de lançamentos financeiros que venham a demonstrar para seus interessados nestas demonstrações qual a verdadeira situação financeira da instituição. Ela é utilizada como auxilio para a tomada de decisões na gestão administrativa de uma organização, visto que a contabilidade tem capacidade de relatar fatos já ocorridos ou fatos futuros, pode-se afirmar que ela parte fundamental a ser incorporada em qualquer que seja o ramo de atuação que se deseja aplicar esta ciência, observando-se que a contabilidade é utilizada como ferramenta essencial para estudos em investimentos e aplicações de recurso. Existem vários interessados nestas informações como:

• Os Sócios Acionistas e Proprietários de Quotas

Societários de maneira geral buscam saber qual a taxa de lucratividade proporcionada a seus investimentos em ações ou quotas, parte da sociedade

• Bancos, Capitalistas, Emprestadores de Dinheiro (financeiras)

Eles apuram o retorno de seus investimentos ou prejuízos com maior ênfase aos emprestadores em geral

• Administradores, Diretores e Executivos dos mais variados escalões

O interesse nos dados contábeis destas pessoas é de um grau de profissionalidade de analise maior do que os demais grupos, por que são responsáveis pelas tomadas de decisões, dentro de cada entidade a que pertencem, utiliza se de uma contabilidade gerencial mais analítica.

• Governo e Economistas Governamentais

O interesse deste grupo de usuários, nas informações contábeis é para exercer o poder de tributar e arrecadar impostos, taxas e contribuições.

• Pessoas Físicas

Pessoas físicas também utilizam a contabilidade para controlar as finanças e organizar com equilíbrio seus orçamentos domésticos

Segundo o livro FEA/USP a equipe de professores da faculdade de economia, administração e contabilidade da USP. Contabilidade introdutória coordenação ao Professor Dr. Sérgio de Iudicibus. Podemos afirmar que toda empresa necessita ter informações resumidas que dêem respostas claras e concisas sobre a rentabilidade e segurança de seus investimentos, relatórios e demonstrações contábeis visam a lucratividade e situação econômica das empresas. Normalmente essas informações e dados contábeis são analisados e estudados para uma tomada de decisões.

UTILIZAÇÕES CONTABEIS

Robert N. Antony, em seu livro management accounting, localiza com bastante propriedade as implicações desse item. Embora tais finalidades possam ser catalogadas de várias formas, veremos aqui algumas formas básicas:

• Finalidade de controle

Pode ser considerado como um processo pelo qual a alta administração se certifica, na medida do possível, que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas traçados pelos donos de capital e pela própria administração bem ampla de controle aceito pelos doutores modernos, em contraste com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com