TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Contabilidade

Projeto de pesquisa: Introdução à Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Mauricio de Nassau

Curso: Administração - 1° semestre

Introdução a Contabilidade- 2° Trabalho da 1° AV

Professor: Lucio Flavio

Fortaleza, 26 de março de 2013.

Item 1 – OBJETIVOS E FUNÇÕES

CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis

É uma entidade criada pelo Conselho Federal de Contabilidade sem fins lucrativos com sua estrutura baseada no CFC e em conjunto com asentidades ABRASCA, APIMEC NACIONAL, BOVESPA, FIPECAFI E IBRACON, e entidades convidadas tais como o Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Secretaria da Receita Federal, Superintendência de Seguros Privados, e ainda outra entidade qualquer que atenda as necessidades deste grupo através da resolução CFC n° 1.055/05.

Tem por finalidade analisar fatos gerados pelo uso da técnica contábil no dia-a-dia que divergem por qualquer motivo, seja de interpretação, seja do surgimento de nova situação a nível nacional ou internacional, visando padronizar através de estudos, adaptações e determinações, que serão divulgadas pela entidade pelos canais de comunicação impresso ou eletrônico a todos os interessados, trazendo uniformização das técnicas contábeis, nacional e internacionalmente.

ABRASCA - Associação Brasileira das Companhias Abertas

É uma associação civil sem fins lucrativos, com ações conjuntas de defesa das companhias de capitais aberto junto aos órgãos de decisão e a opinião pública, adequando estas e a sociedade econômica aos novos preceitos da moderna economia brasileira.

Dentro de suas atividades, destacam-se do uso de sua estrutura e de aprimoramentos dos métodos e processos empresariais para os serviços dedicados aos acionistas e as próprias empresas, acompanhando regularmente todas as adaptações necessárias e as reformas legais de atualização permanentes das estruturas de funcionamento das empresas. Além disto, com estasatividades também fortalecem e fomentam a base da economia moderna, o mercado de capitais, trazendo mais transparência ao mercado, solidificando a definição correta e adequada de grandes propriedades econômicas nacionais e facultando acesso dos pequenos investidores, dando a opção de quanto e onde investir suas economias, por esta via.

APIMEC NACIONAL – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais.

É uma entidade associativa, que visa congregar a todas as APIMC regionais, com a finalidade principal de certificar a todos os profissionais de investimentos sejam eles administradores, economistas, engenheiros ou advogados, que trabalham em instituições financeiras, asset management companies, seguradoras, fundos de pensões empresas de consultoria, alimentando o conhecimento para tomada de decisões, pois estes são pessoas encarregadas pelaanalise de valores mobiliários, administração de portfólio, analistas de projetos financeiros, gerentes de finanças empresariais e profissionais de direção das instituições em que trabalham, entre outros.

Com esta certificação, ela propicia a qualificação destes profissionais a atuarem em representações politica institucionais frente ao governo e entidades representativas congêneres do mercado e no intercambio internacional com outras confederações de profissionais. Desenvolve também estudos e pesquisas para a capitação dos profissionais aptos a atuarem neste mercado de trabalho. Promove congressos bianuais, visando premiar os destaques profissionais em vares setores de sua abrangência.

Na esfera regional a APIMEC, dedicam-se ao treinamento de profissionais, através de técnicas modernas de estudos, encontros, palestras, elaboração de trabalhos técnicos e comissões temáticas permanentes, reuniões com empresas a todos os associados.

BOVESPA – Bolsa de Valores do estado de São Paulo

A BOVESPA é um a companhia que tem por finalidade prestar serviços de administração de mercados de títulos, valores mobiliários e contratos diversos, registros, compensação e liquidação, atuando principalmente como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes. Oferece aindauma ampla gama de serviços tais como ações, ativos financeiros, índices, taxas, mercadorias, moedas entre outras; listagem de empresas e outros emissores de valores mobiliários; depositária de ativos; empréstimos de títulos e licença de softwares. Trabalhando como um modelo de negócio diversificado e integrado, oferece sistema de custódia completo; usando de mais alta tecnologia eletrônica para efetivar suas operações, possibilitando desta forma a seus clientes a realização de operações destinadas à compra e venda de ações, transferências de riscos de mercado (hedge), arbitragem de preços entre mercados e ou ativos, diversificação e alocação de investimentos e alavancagem de posições.

CFC Conselho Federal de Contabilidade

É uma autarquia Especial Coorporativa com personalidade jurídica e de direito público, criado em 27 de maio de 1946, pelo Decreto-Lei n° 9.295, com finalidade, reger organizar as atividades do exercício da técnica Contábil.

Usando a estrutura de seus Conselhos Regionais de Contabilidade e seus representantesorienta, normatiza e fiscaliza o exercício da profissão contábil, conforme sua base jurisdicional (estados e Distrito Federal), decidindo em ultima instancia os recursos e penalidades imposta pelos Conselhos Regionais, regulando acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, editando Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.

FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras

Com um movimento iniciado no ano de 1970, onde se reuniram professores de economia, administração e contabilidade da Universidade de São Paulo, em torno da publicação de um livro que relata suas experiências e ideias sobre contabilidade chamado de Contabilidade Introdutória,marcou-se o inicio da Revolução Contábil pois esta publicação com uma nova visão, quebrou tabus e originou novos e modernos conceitos. Em 1974, mediante estas modificações, foi criada a FIPECAFI, que mudou definitivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com