TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório de Praticas Contábeis

Por:   •  8/10/2018  •  Monografia  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

Laboratório de Práticas Contábeis II

Resenha a respeito da apresentação das demonstrações contábeis, de acordo com o CPC 26 e NBCTG 26.

Érik Gustavo Ribeiro Nascimento

Prof. Rodolpho A. Appis

Resenha a respeito da apresentação das demonstrações contábeis, de acordo com o CPC 26 e NBCTG 26.

De acordo com o CPC 26 as demonstrações contábeis devem representar de forma adequada a posição financeira e patrimonial, e proporcionam informação sobre os: ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas incluindo ganho e perda, alterações no capital próprio mediante integralizações dos proprietários e distribuições a eles e o fluxo de caixa, e pontua que devem ser apresentadas pelo menos anualmente. Através desses dados os usuários das empresas do terceiro setor assim como as demais, podem prever os futuros fluxos de caixa e o grau de certeza da sua geração.

Caso a empresa verifique que a aplicação do pronunciamento da estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro distorce o objetivo da demonstração contábil, a entidade não aplicará esse requisito, a não ser que esse procedimento seja terminantemente vedado do ponto de vista legal e regulatório.

A entidade deve divulgar a natureza da exceção, a razão da não aplicação do requisito, qual o requisito não aplicado, qual o aplicado e o impacto introduzido nas demonstrações por essa mudança, pois a entidade não pode divulgar que está em conformidade com as normas dos pronunciamentos contábeis, se deixar de seguir a menos um dos requisitos.

De acordo com a NBCTG 26, na estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro devem sempre estar presentes a preocupação da administração das empresas em fazer avaliação sobre a continuidade. Quando existirem incertezas materiais sobre a capacidade da empresa de continuar operando, este fato deve ser divulgado.

Ainda segundo o CPC 26 as demonstrações contábeis devem ser identificadas claramente e distinguidas de outras informações de demonstrações divulgadas no mesmo documento e juntamente com as notas explicativas devem ser apresentadas de forma clara as seguintes identificações: nome da entidade, se é entidade individual ou grupo de empresas, data de encerramento do período, moeda de apresentação e nível de arredondamento.

Referências:

http://www.crcse.org.br/arquivos/palestras/Israel_Ferreira_Elaboracao_Demonstracoes_Contabies.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (301.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com