TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação Trabalhista

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL – TUCURUÍ/PA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISC. LEGISLAÇÃO SOCIAL, TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

MARIA CRISTINA BULCÃO E SILVA – RA: 433432

SERGIO POZZEBON JUNIOR – RA: 430464

RUY FERNANDO TEIXEIRA DA SILVA RA 422711

ADRIANO LIMA DA SILVA RA 427551

THIAGO CARIBÉ CARVALHO RA 440697

RELATÓRIO ACADÊMICO DE LEGISLAÇÃO SOCIAL, TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

PROFª. MA. MÁRCIA APARECIDA JACOMETO

PROF. TUTOR MARCOS BARCELOS

Tucuruí/PA

17 de Novembro de 2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL – TUCURUÍ/PA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISC. LEGISLAÇÃO SOCIAL, TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

MARIA CRISTINA BULCÃO E SILVA – RA: 433432

SERGIO POZZEBON JUNIOR – RA: 430464

RUY FERNANDO TEIXEIRA DA SILVA RA 422711

ADRIANO LIMA DA SILVA RA 427551

THIAGO CARIBÉ CARVALHO RA 440697

RELATÓRIO ACADÊMICO DE LEGISLAÇÃO SOCIAL, TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

PROFª. MA. MÁRCIA APARECIDA JACOMETO

PROF. TUTOR MARCOS BARCELOS[pic 2]

        

Tucuruí/PA

17 de Novembro de 2015

SUMARIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................................... 04

1 - AS INFLUENCIAS EXTERNAS NA FORMAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO NO BRASIL................................................................................................................................... 05

2 - RELAÇÃO DE TRABALHO SUBORDINADO RELAÇÃO DE EMPREGO................ 08

3 - JORNADA DE TRABALHO............................................................................................. 08

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................... 22

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS... ................................................................................. 23

INTRODUÇÃO

Está atividade pratica supervisionada de caráter avaliativo refere-se a disciplina de Legislação social, trabalhista e previdenciária, que visa explanar e expor de forma coerente e coesa a importância do Direito do Trabalho no Brasil, os fatos que participaram, influenciaram e moldaram o âmbito do direito trabalhistas, a variáveis que compõem as relações de trabalho, assim como sua jornada e tipos de trabalhos exercidos e seus referentes direitos amparos da lei.

Através de pesquisas citadas e estudos sobre o tema será possível desenvolver s conhecimento necessários para dominar o conteúdo da disciplina e aprimorar conhecimentos que são ferramentas para o desempenho do profissional no trabalho.

1 AS INFLUENCIAS EXTERNAS NA FORMAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO NO BRASIL.

Diversos países influenciaram na formação do direito do trabalho no Brasil, o que levou o Brasil a selar um compromisso internacional integrando-se na organização internacional do trabalho, criada pelo tratado de Versailles em 1919. Sendo assim é o Direito do Trabalho é influenciado por normas internacionais que foram fixadas no referido tratado juntamente com ação de órgãos internacionais. Sendo assim a organização internacional visa equilibrar a legislação trabalhistas nos países para que haja concorrência justa no mercado devido aos custos na produção de bens e serviços serem considerados de forma equivalente entre os países.

A Declaração Mundial dos direitos do Homem em 1948, a Ampliação dos princípios estabelecidos no tratado de Versailles em 1944, O surgimento da Organização das Nações Unidas em 1945 e a vinculação da OIT á ONU em 1946 foram acontecimentos no âmbito internacional que não só influenciaram o Direito do trabalho no Brasil, mas também solidificaram o aperfeiçoamento deste no decorrer das décadas.

As Primeiras Leis ordinárias Trabalhistas no Brasil.

Alguns acontecimentos ocorridos no continente Europeu entre outros, vieram a incentivar o Brasil na criação de normas trabalhistas, dando assim surgimento ás leis ordinárias que tratavam dos direitos de menores (1891); Criação do salário mínimo (1936); Organização de Sindicatos Rurais e Urbanos (1903 - 1907); criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (1930); Justiça do Trabalho (1939); Trabalho de Mulheres (1932) entre outras, sendo estas as leis ordinárias no que se refere ao Direito Trabalhista.

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A Consolidação das Leis trabalhistas, devido sua principal função que foi reunir leis e não criá-las, não pode ser considerado um condigo, logo este caracteriza-se por se tratar de leis novas. A História e a evolução do Direito Trabalhista no Brasil, foi conseqüência de todo um processo de interação e consolidação do consenso de diversos países que sempre influenciaram a economia e a produção do Brasil, sendo este um longo processo que se aperfeiçoou no decorrer do ultimo século, garantido e preservando os direitos do trabalhador brasileiro.

2 RELAÇÃO DE TRABALHO SUBORDINADO, RELAÇÃO DE EMPREGO.

Na relação de emprego existe alguns requisitos os quais caracterizam o pacto laboral que vem a ser a mais comum relação de trabalho existente, tais requisitos que tornam a sim o estudo do trabalho subordinado são: trabalho por físico; pessoalidade; não eventualidade; onerosidade; subordinação; alteridade.

Trabalho Autônomo

 Sem dependência ou subordinação jurídica, entre as partes envolvidas, ou seja o prestador do serviço e o tomador. Nesse tipo de relação de trabalha há uma independência do trabalhador que assume os riscos no desempenho da função exercida, atuando por conta própria na prestação de seus serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com