TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios Valor Justo – Fair Value

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.321 Palavras (14 Páginas)  •  1.910 Visualizações

Página 1 de 14

Lista de Exercícios Valor Justo – Fair Value

01)   Na IFRS 13/CPC 46, “valor justo” é definido como sendo o valor pelo qual um ativo poderia ser trocado entre partes independentes conhecedoras do assunto e dispostas a negociar, em uma transação sem favorecimentos e que não se configure em uma venda forçada:

a) Verdadeiro

b) Falso

02)  O objetivo da IFRS 13/CPC 46 é:

a) Definir valor justo.

b) Estabelecer em uma única norma uma estrutura conceitual para a mensuração do valor justo.

c) Requerer divulgações sobre mensurações do valor justo.

d) Todas as anteriores estão corretas.

e) Nenhuma das anteriores está correta.

03) - O objetivo de uma mensuração a valor justo, como regra geral, é:

a) Estimar, na data de mensuração, o preço pelo qual um ativo pode ser vendido (ou um passivo pode ser transferido) no mercado principal, considerando-se uma transação ordenada entre participantes do mercado sob condições correntes de mercado.

b) Definir preços, tanto para ativos como para passivos, com relação ao seu valor futuro, a partir de critério único e objetivo.

c) Definir preços, tanto para ativos como para passivos, com relação ao seu valor futuro, a partir de preços de cotação.

d) Estimar preços a partir de uma transação hipotética no mercado mais vantajoso para vender o ativo (ou para transferir o passivo) entre participantes do mercado na data de mensuração sob condições atuais de mercado.

e) Nenhuma das anteriores é a resposta correta.

04) Com relação ao mercado no qual a entidade realiza transações, assinale a alternativa CORRETA:

a) A entidade necessita empreender uma busca exaustiva de todos os possíveis mercados para identificar o mercado o mercado mais vantajoso, considerando todas as informações que estejam disponíveis.

b) Em uma mensuração do valor justo presume-se que a transação para a venda do ativo (ou transferência do passivo) ocorre no mercado principal ou no mercado mais vantajoso, na ausência de um mercado principal para o ativo ou passivo.

c) Se houver um mercado principal para o ativo ou passivo, a mensuração do valor justo representará o preço nesse mercado, a não ser que o preço em um mercado diferente seja potencialmente mais vantajoso na data de mensuração.

d) A entidade não necessita empreender uma busca exaustiva de todos os possíveis mercados para identificar o mercado principal, considerando todas as informações que estejam disponíveis.

e) Na ausência de um mercado principal ou de um mercado mais vantajoso, a mensuração do valor justo representará o preço praticado em mercado ativo, exceto se uma técnica de avaliação for empregada pela entidade.

05) Quando de uma mensuração a valor justo, em se tratando do preço e dos participantes do mercado é INCORRETO afirmar:

a) A entidade não precisa identificar participantes do mercado específicos, em vez disso, a entidade identificará características que distinguem os participantes do mercado de modo geral.

b) De forma geral, o preço de cotação é melhor evidência de valor justo.

c) A entidade identificará características que distinguem os participantes do mercado de modo geral, considerando fatores específicos para o ativo ou passivo, o mercado principal (ou mais vantajoso) para o ativo ou passivo e os participantes do mercado com os quais a entidade realizaria uma transação nesse mercado.

d) O preço de mercado utilizado para mensurar o valor justo do ativo (ou passivo) não deve ser ajustado para refletir custos de transação, os quais não são uma característica específica de um ativo (ou passivo) e incluem os custos de transporte.

e) Se a localização for uma característica do ativo, o preço do ativo será ajustado para refletir os custos que seriam incorridos para transportar o ativo de seu local atual para o mercado com base no qual foi determinado o preço do ativo.

06)  - Assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

(     ) A mensuração a valor justo baseia-se no consenso do mercado.

(    ) Se o preço para um ativo ou passivo idêntico não é observável, a entidade mensura o valor justo utilizando outra técnica de avaliação.

(    ) O mercado principal para o mesmo ativo ou passivo, de maneira alguma, pode ser diferente para entidades distintas.

(   ) É importante considerar ao mensurar o valor justo a condição e a localização do ativo, como também as restrições com relação ao seu uso ou venda.

(      ) A transação é hipotética na data da mensuração, considerando a perspectiva dos participantes da entidade.

(   ) Valor justo representa uma base de mensuração única, pois se apresentasse uma variedade de medidas sua mensuração seria totalmente subjetiva e sujeita a distorções.

07) De acordo com a IFRS 13/CPC 46, para um ativo, o mercado mais vantajoso é aquele que:

a) Apresenta o maior volume e nível de atividade para o respectivo ativo, ou seja, aquele que normalmente a entidade transaciona o ativo.

b) As transações ocorrem em frequência e volume razoáveis para promover informações sobre preço em uma base contínua.

c) Disponibiliza aos participantes preços observáveis e outras informações relevantes com base nas transações ocorridas envolvendo ativos, passivos ou grupos de ativos e passivos.

d) Maximiza o montante que seria recebido pela venda do ativo após considerar os custos de transação e de transporte.

e) Nenhuma das anteriores é a resposta correta.

08) Analise as afirmativas a seguir e depois assinale a alternativa CORRETA do que se fala acerca delas:

I. O melhor uso possível de um ativo não financeiro leva em conta as características físicas do ativo, quaisquer restrições legais sobre o uso do ativo e se o uso do ativo gera receita ou fluxos de caixa adequados, desconsiderando os custos para converter o ativo para esse uso.

II. Para proteger sua posição competitiva, ou por outras razões, a entidade pode não utilizar ativamente um ativo não financeiro adquirido ou pode não utilizá-lo de acordo com o seu melhor uso possível. Esse é o caso, por exemplo, de um ativo intangível adquirido em uma combinação de negócios, o qual a entidade planeje utilizar defensivamente impedindo que outros o utilizem para proteger sua posição competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com