TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livros contabilísticos

Relatório de pesquisa: Livros contabilísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Livros Contábeis

São livros obrigatórios em conformidade com a legislação vigente, que são o LIVRO DIÁRIO e o LIVRO RAZÃO, contendo também seus livros auxiliares: livro caixa, livro de inventario, livro de entrada de mercadorias, livro de registros de prestação de serviços.

O Livro Diário

O livro diário é obrigatório e registra todas as operações e transações realizadas pela empresa.O lançamentos neste livro obedecem a ordem cronológica de dia, mês e ano os registros podem ser feitos agrupada mente em partidas mensais, desde que utilizados livros auxiliares em que estas operações estejam individualmente registradas.

Pode ser escriturado de forma manuscrita, mecanizada ou informatizada. A escrituração deve obedecer ao Código Comercial e às Normas Brasileiras de Contabilidade.

O Livro Razão

O livro razão é um livro facultativo mais se tornou obrigatório a parti da lei n°8.218/91, Art 14 combinado com a lei n° 8.383/91 Art 62.

E tem obrigatoriedade para todas as empresas que realizam a contabilização e é complementar ao livro diário.

Pode ser escriturado por processo manuscrito, mecânico ou informatizado e não deve conter rasuras ou qualquer indício que ponha em dúvida os registros.Após a escrituração, deve ser encadernado, sendo dispensado de autenticação e registro na Junta Comercial ou no Cartório.

O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped)

O Sped foi instituído pelo decreto n°6.022 de 22 de janeiro de 2007, e representa um divisor de águas na relação entre o físico e os contribuintes.

Faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes. Possibilita, com as parcerias fiscos-empresa, planejamento e identificação de soluções antecipadas no cumprimento das obrigações acessórias, em face às exigências a serem requeridas pelas administrações tributárias. Estabelece um novo tipo de relacionamento com reflexos positivos para toda a sociedade.

A Escrituração Contábil Digital é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:

I - livro Diário e seus auxiliares

II - livro Razão e seus auxiliares

III - livro Balancetes Diários Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

O Sped tem muitos tipos de serviços, ele realmente veio pra facilitar, o contribuinte consegue ter acesso a sua Escrituração Contábil feita com muita segurança através de um certificado digital para evitar que outras pessoas tenham acesso. Os membros do Speed têm seu cadastro para que utilizem os serviços. Varias empresas de diversos setores já utilizam o Sped para suas movimentações.

Os livros que encontramos inclusos no Sped são eles: diário e razão, balancetes diários, balanços, diário com Escrituração Resumida e Diário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com