TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabil Livros obrigatórios

Tese: Contabil Livros obrigatórios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Tese  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

1. Os livros obrigatórios são: Livro Caixa, Livro Razão, Registro de Duplicatas, Livro Diário e Livro de Contas Correntes.

Livro Caixa: No Livro Caixa são registrados todos os recebimentos e pagamentos em dinheiro, lançados de forma cronológica (dia, mês e ano).

É um livro auxiliar de registro contábil, e seu uso é facultativo. O Livro Caixa se destina ao controle dos lançamentos exclusivos de entrada e saída, da conta Caixa da empresa.

(http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/livrocaixa.php)

Livro Diário: É obrigatório o uso deste livro, que constitui o registro básico de toda a escrituração contábil, no qual devem ser lançados, dia a dia, todos os atos ou operações da atividade, ou que modifiquem ou possam a vir a modificar a situação patrimonial da pessoa jurídica, observado o seguinte:

Registro Duplicatas: O livro Registro de Duplicatas é de escrituração obrigatória caso a empresa realize vendas a prazo com emissão de duplicatas, podendo, desde que devidamente autenticado no Registro do Comércio, ser utilizado como livro auxiliar da escrituração mercantil.

Caixa e Contas-Correntes: Os livros auxiliares, tais como Caixa e Contas-Correntes, que também podem se escriturados em fichas, são dispensados de autenticação quando as operações a que se reportarem tiverem sido lançadas, pormenorizadamente, em livros devidamente registrados.

Livro-Razão: O Razão é um livro fundamental ao processo contábil e exigido pela legislação brasileira para empresas cuja tributação do Imposto de Renda seja com base no Lucro Real. Em virtude de sua eficiência, ele é indispensável em qualquer tipo de empresa.

Por meio do razão é possível controlar separadamente o movimento de todas as contas. O controle individualizado das contas é importante para se conhecer os seus saldos, possibilitando a apuração de resultados e elaboração de demonstrações contábeis, como o balancete de verificação do razão, balanço patrimonial, etc.

(http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/razao.php)

2. A importância dos livros contábeis é para que a empresa não se perca em seu planejamento, pois sem eles não há como saber como andam as finanças da empresa, nem há como tomar decisões importantes sem obter os dados que constam nos livros. Não se trata mais de um instrumento de ajuda ao fisco, mas de uma importante ferramenta de gestão para os empreendedores. A falta de controle dessas informações pode influenciar na sobrevivência da empresa.

3. SPED: é uma obrigação contábil, de transmitir de forma digital os livros diário, razão, balancetes diários, balanços e fichas de lançamentos comprobatórios.

4. Sim, pois acredita-se que ele possa ajudar na modernização dos processos de interação da administração pública e as empresas em geral .

5. A diferença entre os dois sistemas é que ao invés de imprimir o livro razão e o livro diário, se gera um arquivo digital com assinatura digital em um programa que é disponibilizado pela Receita Federal. Assim substituindo os livros de papeis para os arquivos digitais.

6. Os livros inclusos nesse novo sistema foram os livros diários e seus auxiliares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com