TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira: O estudo da mudança no valor do dinheiro ao longo do tempo

Artigo: Matematica Financeira: O estudo da mudança no valor do dinheiro ao longo do tempo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Artigo  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

Introdução

Sistema de Inventário Periódico

A calculadora financeira HP12C, Funções financeiras

Amortização de empréstimos (SAC), (PRICE)

Noções sobre inflação

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

A Matemática Financeira tem como objetivo estudar a mudança de valor do dinheiro com o transcurso de tempo, para isso foi criados modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo. Para iniciar este trabalho, é necessário que se estabeleça uma linguagem própria para designar os diversos elementos que serão estudados e que esses elementos sejam contextualizados com precisão conhecendo então os procedimentos e aplicações da Matemática Financeira. Mostra à diferença dos regimes de capitalização de juros simples e composto, nos dando a noção das variações que um financiamento pode sofrer quando se altera os meses e a taxa de juros.

Neste trabalho você entrará em contato com as fórmulas básicas para cálculos em regime de capitalização simples, com os conceitos de taxas de juros proporcionais e equivalentes e com uma das principais aplicações práticas deste regime de juros, qual seja a operação de desconto de títulos comerciais. Este estudo se faz importante para que entendamos os custos dessas transações e poder decidir sobre qual tipo de financiamento escolher em determinas situações dentro de uma corporação ou no nosso cotidiano.

Etapa 01

Passo 01

Conceito de Valor Presente (PV) e Valor Futuro (FV).

Valor Presente

O valor presente é o somatório dos valores presentes dos fluxos individuais, positivos e negativos, ou seja, é o valor de cada fluxo de caixa descontado ao momento presente pela taxa de juros prevalecente durante o período remanescente.

Valor futuro

É o valor de uma operação financeira em qualquer data compreendida entre a data presente e o vencimento da operação. Em outras palavras, para encontrar o valor futuro deve-se tomar cada recebimento e pagamento e calcular o valor futuro desses fluxos individuais, até o vencimento da operação, utilizando uma taxa de juros predefinida.

Passo 02

Desenvolva o exercício a seguir utilizando as fórmulas do regime de capitalização simples e composto, apresentadas na teoria do capitulo do livro fundamentos da matemática financeira.

Dados

Valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com