TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira e sua Importância na Gestão Empresarial

Por:   •  5/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Douglas Vinicius Alves

Tiago Siqueira da Silva

  1. INTRODUÇÃO

            Esse trabalho tem como objetivo apresentar a importância e necessidade da matemática financeira na gestão empresarial, que pode ser definido como um ramo da matemática que tem como objetivo fornecer as ferramentas e conceitos matemáticos necessários para analisar, compreender e tomar decisões financeiras eficazes, permitindo uma gestão mais precisa e informada das transações e dos recursos financeiros de uma organização.

            A matemática financeira permite que os gestores tomem decisões com base em dados concretos, aumentando assim a eficiência e a lucratividade da empresa. Em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e competitivo, a matemática financeira vem se tornando uma aliada essencial na gestão empresarial eficaz e no alcance de objetivos estratégicos, visando à maximização do valor da empresa, a gestão eficiente dos recursos financeiros e a minimização dos riscos financeiros. 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

            Tanto as empresas quanto as pessoas precisam tomar decisões financeiras constantemente, seja para alocar recursos, investir em projetos ou tomar decisões de financiamento. De acordo com Carlos Patrício Mercado Samanez “o cálculo financeiro e a análise de investimentos são atualmente ferramentas essenciais na tomada de decisões e na gestão financeira das empresas e das pessoas”. (SAMANEZ C. P. 2002, prefácio)

            OECD descreve fatores que melhoram a compreensão:

[...] consumidores/investidores melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros de maneira que, uma informação, instrução e/ou orientação objetiva possam desenvolver confiança e as competências necessárias para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos financeiros e, então, poderem fazer escolhas bem informadas [...]. (OECD, 2005, p. 26)

            A autora Ivanosca Andrade da Silva (2007) descreve a seguir: ‘’Em uma economia dinâmica, não basta simplesmente elaborar o fluxo de caixa e adotar um bom critério para decidir sobre novos investimentos, é preciso acompanhar os números projetados e estar atento para evitar uma situação indesejável ou até mesmo de insolvência. [...]’’.

            Contudo, pode-se afirmar que ao lidar com situações indesejáveis, permite compreender a incerteza envolvida. Essa abordagem traz benefícios na tomada de decisões baseadas nesses custos. A informação sobre a incerteza oferece aos gestores uma base sólida para tomar decisões embasadas, o que pode resultar em melhores escolhas para a empresa, aumentando o sucesso empresarial.

FIGURA 1

                [pic 2]

            A imagem busca representar a importância da matemática financeira na gestão da empresa para atingir à falência, já que o ambiente empresarial está cada vez mais complexo e competitivo, se tornando uma ferramenta essencial para a gestão eficaz e o sucesso sustentável das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com