TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material ou ativos tangíveis

Resenha: Material ou ativos tangíveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Resenha  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  283 Visualizações

O Ativo Tangível ou Corpóreo constitui-se de bens físicos, materiais, que se podem contar aquilo que os nossos olhos enxergam: estoques, veículos, terrenos, prédios, máquinas, móveis de escritórios etc.

O Ativo Intangível ou Incorpóreo ou Ativo Invisível são bens que não se podem, tocar, pegar, que passaram a ter grandes relevâncias a partir das ondas de fusões e incorporações na Europa e nos Estados Unidos.

Um dos negócios marcantes que despertou principalmente o meio acadêmico, neste assunto, foi quando a Philip Morris incorporou a indústria de alimento KRAFT (queijo, sorvete etc.) por 10 bilhões de dólares. A surpresa é que o patrimônio físico de empresa adquirida estava contabilizando em 1 bilhão de dólares, sendo que os 9 bilhões de dólares adicionais referiam-se aos bens intangíveis (o poder da marca, imagem, posição comercial,...)

É necessário estudarmos separadamente cada um dos conceitos:

Bens: são capazes de satisfazer as necessidades das organizações que possam ser avaliadas monetariamente. No ambiente contábil, é tudo aquilo de uso ou que pertence á empresa, como exemplo: máquinas, equipamentos, veículos e terrenos. Os bens podem ser tangíveis e intangíveis, exemplo de bens tangíveis que são a maioria dos bens aqueles que possuem forma física e são palpáveis, e intangíveis são aqueles que não possuem forma física nem matéria (Ex: marcas, patentes).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com