TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de métodos de análise financeira e econômica para formar uma opinião sobre o estado da empresa analisada

Artigo: Aplicação de métodos de análise financeira e econômica para formar uma opinião sobre o estado da empresa analisada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

DESAFIO:

Utilizando-se de um demonstrativo contábil publicado, o desafio consiste na aplicação das técnicas de análise financeiro-econômica para a elaboração de um parecer sobre a saúde patrimonial da empresa analisada.

Objetivo do Desafio:

Produção de um parecer sobre a saúde patrimonial de uma empresa

INTRODUÇÃO:

Etapa 01

A contabilidade é um grande controle gerencial da empresa, uma vez que todos os fatos econômicos ocorridos no seu dia a dia são registrados na contabilidade. Ela oferece subsídios para o setor de cobrança, por exemplo, com a conta de Cliente ou Duplicata a receber; informações de contas a pagar, com a conta de Fornecedores; além de fornecer índices para ajudar na tomada de decisão, com número de dias de giro dos estoques, medida da capacidade de pagamento, grau de endividamento, dentre outros, além, é claro de mostrar mês a mês o lucro obtido pela empresa.

Para usuários externos, ela mostra o quanto de crédito pode ser ofertado á companhia, ou qual seu valor patrimonial, o publico interessado em informações pode cruzar dados, calcular índices e projetar o futuro da empresa, minimizando os riscos de investir ou oferecer crédito a ela.

Analise Vertical, também denominada análise da estrutura, facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras(balanço Patrimonial e DRE) e a representatividade de cada conta em relação ao total do Ativo e Passivo, bem como a participação de cada conta do Demonstrativo de resultado na formação do lucro ou prejuízo do período analisado.

O cálculo do percentual da participação relativa das contas ou grupo de contas do Ativo ou do Passivo obtém-se dividindo o valor de cada conta ou grupo pelo valor total do Ativo ou do Passivo.

A análise horizontal consiste na comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas, em diferentes períodos.

Finalidade

A finalidade da análise horizontal é elucidar as variações de cada conta ou grupo de conta dos balanços e demonstrações de Resultados, bem como de outros demonstrativos, através dos exercícios sociais, com o objetivo de identificar tendências.

Metodologia dos Cálculos

A análise horizontal é realizada com a utilização de índices. Um determinado exercício ano é considerado a base, e seu valor será associado a 100. Dessa forma, os índices dos exercícios sociais subseqüentes serão todos expressos em termos do índice-base (100).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com